População de Pernambuco é beneficiada com a liberação de nova etapa da travessia urbana

Publicado no dia 14/06/2021 às 17h06min
Ministro Tarcísio de Freitas liberou ao tráfego o primeiro viaduto da BR-428/PE; conclusão do segundo deve ocorrer até agosto

Ministério da Infraestrutura deu mais um passo no plano do Governo Federal de interiorizar a logística. Nesta segunda-feira (14), em Petrolina (PE), o ministro Tarcísio Gomes de Freitas liberou ao tráfego o primeiro de dois viadutos que compõem o projeto de adequação da travessia urbana, envolvendo as BRs 428 e 407, e fiscalizou o andamento das demais etapas. A nova estrutura, no km 188,2 da BR-428/PE, que no trecho urbano leva o nome de Avenida Sete de Setembro, vai impactar diretamente na melhoria da mobilidade do município. O outro viaduto, no km 190,4, deve ser concluído até agosto.

Com mais de 190 quilômetros de extensão, a BR-428/PE é uma importante via de ligação do interior com demais capitais do Nordeste para escoamento da produção agrícola do Vale do São Francisco, praticamente acompanhando o leito do rio, entre Petrolina e Cabrobó, onde tem início no entroncamento das BRs 116 e 316.

“É uma obra importante para eliminar gargalos, proporcionar maior fluidez de tráfego, mais segurança e, consequentemente, maior conforto aos usuários”, destacou Tarcísio de Freitas. “Mais um excelente trabalho realizado pelas equipes do Dnit e com importante participação da bancada federal, sempre participativa aportando emendas para melhorar a vida do cidadão.”

OBRAS – Para a construção do viaduto, com cerca de 600 metros de extensão e 7,5 metros de altura, o Dnit executou serviços de infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura de obra de arte especial, além de instalar defensas com barreiras de concreto divisória do tipo “New Jersey “, aterro com terra armada, terraplenagem, pavimentação e sinalização.

Tarcísio de Freitas também fiscalizou o andamento das demais etapas para a conclusão da Travessia Urbana de Petrolina. O projeto também envolve a duplicação, em andamento, de mais sete quilômetros da BR-428/PE, facilitando a saída do município rumo a Recife, e a adequação de nove quilômetros da BR-407/PE (Av. Antônio Honorato Viana, acesso a Juazeiro/BA), com previsão de obras para o início de 2022.


Viaduto da travessia urbana de Petrolina é liberado ao tráfego
Crédito: Kléber Lima/MInfra
 

MAIS INFRAESTRUTURA – Em Pernambuco, em outra recente iniciativa do Ministério da Infraestrutura, o Governo Federal concedeu o aeroporto de Petrolina à iniciativa privada durante os leilões da sexta rodada, no início de abril.

O empreendimento fez parte do Bloco Central, ao lado dos aeroportos de Goiânia (GO), Palmas (TO), São Luís e Imperatriz (MA) e Teresina (PI), que teve a Companhia de Participações em Concessões como vencedora. No total, o bloco receberá ao longo de 30 anos R$ 1,8 bilhão em investimentos. Em 2019, o aeroporto de Recife (PE) também já havia sido concedido.

*Com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Categoria
Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Fonte: Ministério da Infraestrutura

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br