DNIT entrega empreendimentos ferroviários em Barra Mansa (RJ)

Publicado no dia 26/05/2021 às 16h52min
Obras trarão benefícios como a redução do custo operacional, de transporte, do tempo de viagem, além da emissão de poluentes

ara dar seguimento às obras de adequação do corredor ferroviário localizado no perímetro urbano de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entrega, nesta quarta-feira (26), uma série de empreendimentos na região: o Pátio Ferroviário Anísio Braz, a passarela Isaías Leite, além de 17 unidades habitacionais no Campo Ferroviário. Outras três residências, além do bloco com duas unidades comerciais devem ser finalizadas em junho.

A ação realizada pela Diretoria de Infraestrutura Ferroviária (DIF) da Autarquia representa uma marco, uma vez que a solução para o reassentamento foi de difícil conciliação, tanto com os expropriados como com o Ministério Público Federal (MPF). No total, foram quase 10 anos de reuniões, discussões e entendimentos para se chegar a um denominador comum.

Para o andamento das obras foi necessário realocar 22 residências que ficavam no trecho onde será realizada a Adequação Geométrica da Linha Férrea no perímetro urbano do município. A construção das unidades visa proporcionar mais segurança às famílias envolvidas.

A Autarquia investiu mais de R$ 4,9 milhões para a construção das unidades habitacionais. Todas as casas possuem dois pavimentos e área externa (na entrada, fundos e lateral), com vaga de garagem coberta, sala, cozinha, área de serviço, lavabo, banheiro e três quartos.

As equipes da Autarquia atuam na construção de muros de contenção ao longo da linha férrea, na infraestrutura das pontes do Rio Barra Mansa e do Córrego Cotiara, além do início da passarela do Parque da Cidade. Serão aplicados, no projeto como um todo, um total R$ 94 milhões.

Importância - A readequação da linha férrea e do pátio de manobras de Barra Mansa (RJ) têm como objetivo transferir as manobras de operações ferroviárias do centro da cidade, onde ocasionam transtornos aos cidadãos, para um local que provoque menor impacto urbano, sem prejuízos operacionais para as empresas concessionárias, possibilitando a utilização das áreas centrais pela prefeitura municipal para a execução de intervenções urbanísticas indispensáveis ao desenvolvimento da cidade.

Com a conclusão do empreendimento, são esperados benefícios diretos como a redução do custo operacional, do custo de transporte, do tempo de viagem e de emissão de poluentes, além de valorização de imóveis e eliminação de custos diversos.

Iniciadas em 2010, as obras foram paralisadas em 2014 devido à necessidade de realizar desapropriações e reassentamentos. Os serviços foram definidos no âmbito do Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas – PROSEFER/DNIT.

Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT

Fonte: Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT