DNIT avança nas obras da ponte sobre o rio dos Sinos na BR-116/RS

Publicado no dia 18/05/2021 às 15h39min
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As obras de construção do sistema da ponte sobre o rio dos Sinos, no km 245 da BR-116/RS, em São Leopoldo, completaram dois meses e os serviços avançam dentro do cronograma previsto. Ao todo serão erguidas quatro pontes, sendo duas sobre o canal principal e duas sobre a várzea do rio. A expectativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é concluir as travessias em 10 meses.

Para dar agilidade aos trabalhos, equipes da Autarquia atuam em três frentes de serviço: construção dos blocos da ponte no sentido Capital-interior; cravação das estacas da ponte no sentido interior-Capital (das 48 estacas necessárias, já foram executadas 28); e fabricação das peças pré-moldadas que serão instaladas, posteriormente, nas travessias.

No caso da primeira ponte que está sendo construída sobre o canal principal do rio, no sentido Capital-interior, os trabalhos da estrutura começaram em março com a supressão da vegetação e a cravação de estacas. Todas as 48 estacas necessárias para sustentar a travessia já foram cravadas e a equipe deste ponto está empreendendo esforços na execução dos blocos de fundação. Dos seis blocos a serem construídos, três estão prontos. Os trabalhadores já iniciaram a montagem da armação de aço e formas do quarto bloco.

Simultaneamente à execução dos blocos, outra equipe atua na confecção das peças pré-moldadas (vigas e pré-lajes) que serão utilizadas nas próximas etapas. Para a primeira ponte em construção serão necessárias 20 vigas, das quais 16 delas já estão prontas e estocadas na fábrica localizada em Sapucaia do Sul. Estas peças serão lançadas após a construção dos pilares – trabalho que será realizado in loco.

Já as pré-lajes estão sendo fabricadas em um canteiro industrial ao lado da obra. Do total de 289 unidades necessárias para esta primeira ponte, já estão prontas 114 unidades (40%). Com as peças pré-moldadas, o DNIT garante agilidade no processo construtivo das travessias.

O complexo - Ao todo, serão construídas quatro novas pontes, paralelas às existentes, duplicando o número de faixas de trânsito de duas para quatro por pista na BR-116/RS, no complexo dos Sinos. Serão duas pontes sobre o canal principal e outras duas na várzea do rio dos Sinos. Este ponto é considerado um dos principais gargalos no tráfego do trecho metropolitano da rodovia – onde cerca de 140 mil veículos transitam diariamente.

As pontes sobre o canal principal terão 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia. Com cinco vãos de 20 metros, cada uma será composta por seis blocos de fundação. Cada bloco será suportado por oito estacas do tipo raiz, com 40 centímetros de diâmetro e comprimentos variáveis de oito a 13 metros. De acordo com o projeto, as estacas ficarão de dois a três metros cravadas em rocha, no subleito do rio.

Solução similar será adotada para as duas pontes da várzea do rio dos Sinos. Elas serão construídas ao lado das duas existentes, possibilitando a reconfiguração atual de duas faixas de tráfego, por sentido, para quatro faixas. Neste caso, as novas estruturas terão 60 metros de extensão e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia.

Este complexo de travessias integra o lote 1 das obras de melhoramentos físicos e de segurança de tráfego da rodovia, no qual está prevista uma reformulação significativa em um segmento de 38,5 quilômetros, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre.

Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT

Fonte: DNIT