FAO prevê um comércio global de alimentos dinâmico

Publicado no dia 14/06/2021 às 17h00min
A FAO estima a conta mundial de importação de alimentos para 2021 em US $ 1,72 trilhão

Apesar dos altos preços das commodities e das incertezas de oferta e demanda, o comércio global de alimentos está pronto para um ano resiliente, de acordo com um novo relatório da Organização para Alimentação e Agricultura (FAO). Os fluxos comerciais atingiram novos máximos durante a pandemia de COVID-19, com o comércio de produtos agrícolas tendo um desempenho mais robusto do que os setores de mercadorias, de acordo com o relatório semestral Food Outlook. 


A FAO estima a conta mundial de importação de alimentos para 2021 em US $ 1,72 trilhão, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. “No entanto, o aumento dos preços aumenta a preocupação de que os gastos mais altos ainda possam mascarar a deterioração das tendências quantitativas e qualitativas da dieta em países vulneráveis”, disse a FAO. 

O Food Outlook, publicado duas vezes por ano, oferece uma avaliação detalhada das tendências de oferta e demanda do mercado para os principais produtos alimentícios do mundo, incluindo cereais, óleos vegetais, açúcar, carne, laticínios e peixes. Ele também analisa as tendências nos mercados de futuros e custos de transporte para commodities alimentares. A produção mundial das principais commodities alimentares deve aumentar no próximo ano, com exceção do açúcar, que deve cair. 

As perspectivas para o mercado de oleaginosas e seus derivados parecem estreitas, com a retomada do crescimento da produção considerada insuficiente para atender à demanda mundial. Os suprimentos mundiais de trigo e arroz são robustos, enquanto os estoques de grãos grossos devem cair, apesar de uma produção global recorde esperada para 2021, refletindo a utilização em grande escala prevista para ração animal e amidos industriais, disse a FAO. 

Fonte: Por: AGROLINK -Leonardo Gottems