SC: perdas no milho podem chegar a 20% após ataque da cigarrinha

Publicado no dia 06/04/2021 às 16h54min
Segundo informações da secretaria da Agricultura, 2,07 milhões de toneladas do cereal foram afetados pelo ataque da praga

Foto: Secretaria de Agricultura de Santa Catarina/ Divulgação

A cigarrinha-do-milho tem causado estragos nas lavouras de Santa Catarina. As estimativas apontam para uma quebra de 20% na produção esperada de milho, fechando em 2,07 milhões de toneladas, segundo estimativa feita pela Secretaria de da Agricultura do estado

“Os produtores que tiveram prejuízos devido ao ataque da cigarrinha podem buscar a Cidasc e a Epagri para apoio na elaboração dos laudos de renegociação de parcelas de financiamentos junto aos bancos. Já levamos essa demanda também para o Ministério da Agricultura para que juntos possamos apoiar os produtores rurais de Santa Catarina”, destaca o secretário da Agricultura, Altair Silva.

Na última safra de milho, os produtores de Santa Catarina sofreram com dois fenômenos inesperados: a estiagem e a cigarrinha-do-milho. O estado, que esperava colher 2,9 milhões de toneladas, terá uma redução na produção esperada. Segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), os produtores catarinenses deixarão de colher mais de 800 mil toneladas de milho, principalmente nas regiões de Chapecó e São Miguel do Oeste.

De acordo com a secretaria da Agricultura, desde setembro do ano passado, pesquisadores da área de fitossanidade da Epagri/Cepaf estão capacitando técnicos das equipes de extensão rural e de cooperativas para monitorar o problema, inclusive com a realização de testes moleculares para avaliação de populações infectivas.

Com o objetivo de reduzir a incidência da praga no estado, um grupo de trabalho será montado para o monitoramento constante e a melhoria da comunicação com produtores. A secretaria diz que será possível comunicar os órgãos de defesa sempre que houver sintomas de enfezamento em suas áreas e também receber alertas quando houver ocorrência de cigarrinha na região. O grupo de trabalho espera monitorar 20 pontos em todo o estado.

Fonte: Canal Rural