Minha região terá chuva nesta quarta-feira? Veja a previsão do tempo

Publicado no dia 06/04/2021 às 11h51min
De acordo com a meteorologia, as precipitações se espalham pelo Brasil central, com destaque para o Centro-Oeste, onde pode chover de forma volumosa

Trator sob nuvens escuras de chuva. Foto: Rúben Duarte

Sul

As instabilidades já diminuem, com o avanço de uma massa de ar mais seco. O tempo volta a ficar firme e com maior amplitude térmica em todo o Rio Grande do Sul, oeste e centro de Santa Catarina e na faixa oeste, centro e sudoeste do Paraná.

Em outras áreas do Paraná e de Santa Catarina, há variação de nuvens ao longo do dia e ainda condição para eventual chuva. Na costa do Paraná e litoral norte catarinense ainda tem previsão de chuvas mais generalizadas e que ocorrem entre períodos nublados, além de temperaturas amenas.

Por fim, ventos sopram moderados sobre o Paraná ao longo do dia.

Sudeste

Mais uma vez a região terá tempo instável e com condição para muita chuva nos quatro estados. Destaque para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, que podem ter tempo mais fechado e chuvas com maior volume acumulado e até transtornos em áreas de risco, como alagamentos e deslizamentos.

A chuva pode ser pontualmente forte também entre o nordeste e litoral de São Paulo e oeste mineiro, por causa de instabilidades formadas a partir da circulação de ventos em altitude.

Em outras áreas da região, a chuva acontece após bons períodos de melhoria, de maneira mais isolada. Por fim, tem previsão de ventos de até 50 km/h no estado de São Paulo.

Milho: áreas de 2ª safra devem receber até 100 mm de chuva nesta semana
Centro-Oeste

Pancadas de chuva com trovoadas se espalham em boa parte do Centro-Oeste, após uma tarde quente e abafada. Áreas do Pantanal e sul de Mato Grosso e região central e sul de Goiás tem condição para chuva mais volumosa e até mesmo transtornos pontuais, algo que inclui Cuiabá e Goiânia.

Por outro lado, o tempo volta a ficar firme no extremo sul de Mato Grosso do Sul com o avanço de uma massa de ar mais seco pelo Sul do país.

Nordeste

O interior da região fica com tempo firme e com variação de nuvens, algo que permite a rápida elevação das temperaturas da tarde e o declínio da umidade relativa do ar. Isso também agrava a situação de queimadas na região.

Por outro lado, tem chuva forte na costa norte nordestina com a presença de instabilidades associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e também entre o oeste e o sul da Bahia.

Em todo o território nordestino se esperam ventos moderados no decorrer do dia.

Norte

Gradualmente, as chuvas começam a ficar mais isoladas, com mais períodos de melhoria no interior do Pará e no oeste do Amazonas.

Porém, mesmo assim, ainda chove de forma mais pesada entre o norte do Amazonas e Roraima. Todo o leste do Amapá e o norte do Pará seguem com chuva frequente também, pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Fonte: Por Canal Rural, com informações da Somar Meteorologia