Previsão do tempo: frio e chuva em boa parte do Brasil nesta quarta

Publicado no dia 30/03/2021 às 11h16min
De acordo com a Somar Meteorologia, em alguns municípios, o dia pode ser o mais gelado do ano até o momento; veja como fica na sua região

 Foto: Pixabay

Sul

O dia começa com declínio das temperaturas mínimas, com destaque para os pontos mais altos dos três estados, segundo a previsão do tempo. Isso acontece por causa da influência de uma região de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens carregadas e mantém já o tempo firme em boa parte da região, com ventos soprando do quadrante sul. Mesmo com o sol em grande parte do dia, a tarde ainda não terá o retorno do calor.

O mar continua agitado com risco de ressacas de até três metros de altura em Rio Grande do Sul e Santa Catarina, segundo a Marinha, e com ventos na casa dos 60 km/h nos litorais gaúcho e catarinense.

Por fim, a umidade que vem do mar traz eventual chuva fraca desde o litoral do Rio Grande do Sul até o litoral do Paraná, passando pela Serra Geral.

Sudeste

Na quarta-feira, ventos sopram do quadrante sul e diminuem as temperaturas, tanto pela manhã quanto à tarde, em todos os estados da região. Em vários municípios podem ser registrados um dos dias mais frios do ano até o momento.

Uma frente fria atua afastada no oceano na altura do Espírito Santo e ventos úmidos sopram do mar contra a costa. Assim, tem previsão de chuva no nordeste, leste e sul de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, oeste, centro, sul e leste de Minas Gerais, de maneira isolada. Atenção ao tempo fechado e aos volumes ainda muito elevados de chuva e ventos moderados no litoral paulista até a região dos Lagos no Rio de Janeiro, algo que mantém a condição para alagamentos e outros transtornos.

No oeste e centro paulista e norte de Minas, não tem previsão de chuva.

Falta de chuva já causa preocupação no interior do Brasil; veja previsão do tempo
Centro-Oeste

Volta a chover de forma isolada no sul de Goiás, por causa de uma área de instabilidade que atua a mais ou menos 5 km de altura conhecida por cavado. De acordo com a previsão do tempo, a chuva também alcança áreas do norte de Mato Grosso, por causa de instabilidades tropicais.

Em outras áreas do Centro-Oeste, o tempo seco continua. Destaque para o declínio de temperatura em Mato Grosso do Sul, em comparação aos dias anteriores.

Nordeste

A chuva se espalha novamente por boa parte da Bahia, inclusive em Salvador. A exceção fica por conta do sudoeste do estado, que ainda segue com tempo seco. Uma frente fria na altura do Espírito Santo também favorece ventos moderados no sul baiano.

Outras áreas de instabilidade em níveis mais altos da troposfera e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) organizam chuvas mais expressivas no restante do Nordeste. Ainda é esperada muita chuva no Maranhão, Piauí e Ceará.

Norte

As condições do tempo pouco se alteram na região e a chuva segue volumosa em grande parte das áreas, aponta a previsão do tempo. Atenção para os elevados volumes acumulados no Acre, Amazonas e Pará, além do norte de Rondônia, inclusive nas capitais Porto Velho, Rio Branco e Manaus.

Somente na divisa do Tocantins com Goiás é que o tempo continua firme e sem chuva.

Fonte: Por Canal Rural, com informações da Somar Meteorologia

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br