Ciclone extratropical deve provocar ventos de até 100 km/h no Rio Grande do Sul

Publicado no dia 26/03/2021 às 15h23min
O sistema associado à uma frente fria vai romper o bloqueio atmosférico instalado entre SC, PR e Sudeste

Um ciclone extratropical associado a um novo sistema de baixa pressão atmosférica se forma sobre o Rio Grande do Sul  deve causar temporais e rajadas de vento de até 100 km/h na faixa leste do estado neste fim de semana. Em Erechim, os ventos já chegaram a 80 km/h.

Os maiores volumes de chuva ocorrem entre a fronteira oeste, Campanha e sul do Rio Grande do Sul. Nestas áreas, o dia fica bastante nublado, com chuva ocorrendo a qualquer momento e as temperaturas não sobem muito na tarde desta sexta-feira, 26. Nas demais áreas do estado, assim como no restante da região Sul do país, a chuva ocorre de forma bem isolada e sem altos volumes. Mesmo assim não se descarta o risco para temporais isolados. O tempo fica firme apenas no extremo norte do Paraná.

No sábado, 27, a chuva persiste pela região Sul, com acumulados elevados ainda em boa parte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. O sistema de baixa pressão agora dá origem a uma frente fria que aos poucos avança para as áreas mais ao norte da região. Além disso, o bloqueio atmosférico continua ativo e inibindo o deslocamento desses sistemas para demais áreas do país. O que justifica a chuva persistente e volumosa nessas áreas. O grande destaque do sábado são as temperaturas que diminuem bastante em boa parte do Rio Grande do Sul, mas principalmente na fronteira oeste e Campanha, onde deve fazer um friozinho, mesmo na parte da tarde.

Já no domingo, 28, as temperaturas seguem mais amenas no estado do Rio Grande do Sul e a chuva persiste também. Agora os maiores volumes de chuva são esperados para o extremo sul do estado e também entre as serras gaúcha e catarinense.

Nas demais áreas da região ainda chove, mas de forma isolada e com acumulados mais baixos. Mesmo assim há risco para temporais e na madrugada do sábado para o domingo os temporais e ventos podem passar dos 80km/h nas áreas mais centrais do Rio Grande do Sul. Por outro lado, no domingo o tempo firme já volta a predominar no extremo oeste do estado.

A próxima semana inicia ainda com chuva em boa parte da região, mas as instabilidades perdem força no Rio Grande do Sul, se comparado aos dias anteriores. Por outro lado, chuva forte, volumosa e acompanhada de temporais continuam entre o estado de Santa Catarina, então muita atenção para o risco de transtornos nestas áreas.

No estado do Paraná a chuva segue de forma muito isolada, com acumulados mais significativos apenas no extremo sul do estado, nas áreas de divisa com Santa Catarina. No decorrer da próxima semana, a chuva também atinge as áreas do Sudeste do Brasil, mas só será mais significativa em áreas de café do sul de Minas Gerais. O oeste de São Paulo continua com tempo mais seco e diminuição muito significativa dos índices de umidade no solo.

Fonte: CANAL RURAL

ÚLTIMAS

Cotações - Boi gordo

19 de abril de 2024 às 11:55:22

Cotações - Boi gordo (Boi China)

19 de abril de 2024 às 11:50:16

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br