Sexta-feira de instabilidades no Brasil
Há risco temporais localizados entre Santa Catarina e Paraná
Nesta sexta-feira (7), o Sul do país terá um aumento na cobertura de nuvens devido à atuação de uma frente fria entre Santa Catarina e o Paraná. Esse sistema, combinado com o fluxo de umidade da Amazônia, favorecerá um dia nublado e com chuva a qualquer momento, variando de moderada a forte intensidade. Além disso, não se descarta a ocorrência de temporais localizados.
No centro e no norte do Rio Grande do Sul, a chuva será isolada e acompanhada de trovoadas. No entanto, o sistema não avançará para a Região Sudeste e, gradualmente, se deslocará para alto-mar.
Já em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e no centro e leste de Mato Grosso, o sol predominará, com variação de nebulosidade ao longo do dia. Há possibilidade de chuvas isoladas à tarde devido ao calor e à alta umidade, o que permite o avanço das atividades no campo, especialmente a colheita da soja e o plantio do algodão e do milho segunda safra.
Quanto às temperaturas, o calor extremo, acima dos 40°C, tende a diminuir no Rio Grande do Sul. Ainda assim, os termômetros podem registrar valores próximos de 35°C no interior do estado, o que pode impactar as lavouras de soja e milho.
Fonte: Climatempo