Suriname autoriza importação de bovinos e carnes do Brasil
O governo brasileiro anunciou, nesta quinta-feira (6), que as autoridades sanitárias do Suriname autorizaram a exportação de diversos produtos agropecuários do Brasil
![](./images/noticias/20e69af8341701e2ff.jpg)
O governo brasileiro anunciou, nesta quinta-feira (6), que as autoridades sanitárias do Suriname autorizaram a exportação de diversos produtos agropecuários do Brasil, incluindo bovinos vivos destinados ao abate, bovinos vivos de leite, bovinos vivos para reprodução, além de carne e produtos cárneos bovinos e de aves. A decisão reforça a confiança internacional no sistema de controle sanitário brasileiro e deve fortalecer as relações comerciais entre os dois países.
Em 2024, as exportações agropecuárias do Brasil para o Suriname somaram US$ 28,5 milhões. Com a ampliação dos produtos autorizados, a expectativa é de que esse número cresça nos próximos anos, consolidando a presença do agronegócio brasileiro no mercado surinamês.
Com essa nova autorização, o Brasil alcança 25 aberturas de mercado no setor agropecuário em 2025, totalizando 325 novos acessos desde o início de 2023, em uma colaboração entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), na expansão das oportunidades comerciais para os produtos brasileiros no exterior.
Segundo o Mapa, a abertura do mercado surinamês faz parte da ampliação da competitividade do agronegócio nacional e na diversificação dos destinos das exportações, garantindo maior previsibilidade e segurança para os produtores brasileiros. A expectativa do setor é que novas negociações resultem na expansão de mercados estratégicos em outras regiões do mundo.
Com informações do Mapa