Onda de calor no Rio Grande do Sul persiste até segunda com temperaturas acima de 40°C

Publicado no dia 06/02/2025 às 08h39min
Santa Catarina também deve ser atingida, com alerta de perigo em várias regiões

redação com informações do Inmet | Agrofy News

A  onda de calor que afeta o Rio Grande do Sul deve persistir até a próxima segunda-feira (10), às 20h, segundo aviso vermelho de grande perigo emitido nesta segunda-feira (5) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As temperaturas podem ultrapassar os 40°C em diversas regiões do estado. 

As áreas mais impactadas incluem a região metropolitana de Porto Alegre, além do sudoeste, oeste, sudeste e nordeste do estado. Apenas na sexta-feira (7) há previsão de uma leve trégua, com temperaturas em torno de 29°C na capital, embora a sensação térmica continue elevada.

De acordo com o Inmet, uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas permanecem, por mais de cinco dias consecutivos, acima de 5°C da média climatológica.

O aumento do calor no Rio Grande do Sul tem sido agravado pela falta de chuvas regulares no norte da Argentina e no centro-oeste gaúcho, intensificando a radiação solar e elevando ainda mais as temperaturas.

Esse cenário é influenciado por fatores climáticos como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e o fenômeno La Niña.

Santa Catarina também em alerta 

A onda de calor deve atingir Santa Catarina entre sábado (8) e segunda-feira (10), afetando a Grande Florianópolis, o sul, o norte do estado e o Vale do Itajaí. O Inmet emitiu um aviso laranja de perigo, que também se estende a áreas do Rio Grande do Sul.

Chuvas em Minas Gerais

Em Minas Gerais, as condições meteorológicas favorecem chuvas típicas de verão nesta quinta-feira (6), especialmente na capital e na Grande Belo Horizonte.

Apesar disso, as temperaturas seguem elevadas, com máximas acima dos 30°C, dentro do esperado para esta época do ano.

Alerta de chuvas Intensas no Mato Grosso

No Mato Grosso, o acumulado de chuvas entre 1º e 30 de janeiro foi de 254 milímetros, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe).

A Defesa Civil emitiu alerta de perigo para chuvas intensas em 95 municípios das regiões Centro-Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do estado. As precipitações podem chegar a 60 mm por hora, acompanhadas de ventos de até 100 km/h.

Há também um alerta de perigo potencial para chuvas de até 30 mm por hora, com ventos de até 60 km/h, válido até às 10h de quinta-feira (6). 

Nordeste em atenção 

No Nordeste, estados como Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas estão sob aviso laranja de perigo para chuvas intensas até amanhã (6). As precipitações podem alcançar 100 mm, com ventos de até 100 km/h.

Instabilidades também devem provocar pancadas de chuva nas regiões Norte e Centro-Oeste, estendendo-se até o Paraná. O Inmet emitiu aviso laranja válido até amanhã (6), com acumulados que podem chegar a 100 mm em um único dia.

 Além disso, chuvas intensas devem atingir 18 estados do país entre hoje (5) e amanhã (6), segundo aviso amarelo de perigo potencial. O volume de chuva pode chegar a 50 mm em 24 horas, com ventos de até 60 km/h.

Em Minas Gerais, o céu deve variar de parcialmente nublado a claro, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas em diversas regiões. As temperaturas variam entre 14°C e 37°C, conforme a previsão do Inmet.

Fonte: Agrofy News

ÚLTIMAS

Cotações - Boi gordo

06 de fevereiro de 2025 às 10:27:30

Cotações - Boi China

06 de fevereiro de 2025 às 10:26:03

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br