Raça de ovinos Soinga é oficialmente reconhecida pelo Ministério da Agricultura
Após 15 anos de estudos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (Mapa) homologou a raça ovina Soinga, permitindo seu registro genealógico pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco).
Após 15 anos de estudos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (Mapa) homologou a raça ovina Soinga, permitindo seu registro genealógico pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco). Antes reconhecidos como ecotipo, os animais passam agora a integrar oficialmente a lista de raças adaptadas ao semiárido nordestino.
A Soinga teve origem na Fazenda Xique-Xique, em Ingazeira (PE), a partir do cruzamento das raças Somalis Brasileiro, Morada Nova e Bergamácia Brasileira. Atualmente, a criação está presente em estados como Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. No RN, há 40 criadores responsáveis por um rebanho de mais de 4 mil animais, concentrados na região Oeste do estado.
A superintendente de Registro Genealógico da Arco, Magali Moura, explicou que o processo passou por várias etapas antes da homologação.
“Iniciamos o pedido em 2008, mas novas exigências foram feitas ao longo dos anos. Somente com o avanço dos estudos em genômica e mapeamento genético conseguimos comprovar a identidade da raça”, afirmou.
A criadora e inspetora técnica da Arco, Karoline Lopes, ressaltou a resistência da Soinga, especialmente em períodos de seca.
“Tivemos uma seca intensa na fazenda e só a Soinga manteve o peso, pariu bem e criou os borreguinhos. É uma raça muito bem adaptada à região”, relatou. Segundo ela, a padronização inclui pelagem branca, cabeça preta e uma marcação na área dos olhos, além de porte médio.
Além da rusticidade, os ovinos possuem aptidão para carne e couro, além de alta habilidade materna. Os machos adultos pesam entre 40 e 70 kg, enquanto as fêmeas variam de 40 a 60 kg.
Com a inclusão da Soinga, a Arco passa a registrar 32 raças ovinas no Brasil, fortalecendo a preservação e o desenvolvimento genético da ovinocultura no país.
Com informações da Agroeffective