Previsão do tempo: chuvas intensas e calor extremo marcam a terça-feira no Brasil
Previsão do tempo: chuvas intensas e calor extremo marcam a terça-feira no Brasil
| â??
Previsão do tempo: chuvas intensas e calor extremo marcam a terça-feira no Brasil
A terça-feira será de extremos climáticos no Brasil. Enquanto o Rio Grande do Sul enfrenta temperaturas opressivas, chuvas intensas continuam em diversas regiões do país.
De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, corredores de umidade seguem ativos sobre o centro-norte e centro-sul do Brasil, favorecendo volumes expressivos de chuva ao longo da semana.
O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos destaca que até quarta-feira (7), há previsão de chuvas para Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, além das regiões norte e noroeste do país e o interior do Nordeste.
Na quarta-feira (5), uma nova frente fria se forma na Argentina e avança em direção ao Rio Grande do Sul, onde deve provocar chuvas irregulares entre quinta (6) e sexta-feira (7). O fenômeno também influenciará o clima na Argentina e no Paraguai.
Para o próximo fim de semana, bons volumes de chuva são esperados em Santa Catarina, Paraná e áreas do centro-norte do Brasil. No entanto, regiões como o norte de Minas Gerais, sul da Bahia e parte do Piauí devem ter precipitações mais limitadas.
Na próxima semana, a tendência é de continuidade das chuvas sobre Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia e Amazonas. Segundo Santos, fevereiro será marcado por altos acumulados na faixa central do Brasil, diferentemente do ano passado, quando o período foi mais seco.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para todas as regiões do país nesta terça-feira, com destaque para Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Nessas áreas, os volumes podem chegar a 100 mm, com possibilidade de tempestades.
Minas Gerais: chuva forte no sul e triângulo mineiro
Áreas de instabilidade atmosférica deixam o tempo instável nesta terça-feira em Minas Gerais, especialmente no Sul e Triângulo Mineiro, onde há previsão de chuvas fortes.
Na região metropolitana de Belo Horizonte, os próximos dias devem ser de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva típicas do verão. As temperaturas seguem elevadas em todo o estado.
O tempo também deve variar ao longo do dia nas demais regiões:
-
Noroeste, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste e Campo das Vertentes: céu nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
-
Central Mineira, Metropolitana e Zona da Mata: céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
-
Demais regiões: céu parcialmente nublado.
Rio Grande do Sul enfrenta calor extremo
A MetSul Meteorologia alerta para temperaturas extremamente altas nesta terça-feira em diversas áreas do Rio Grande do Sul. As máximas devem ultrapassar os 40°C, oferecendo risco à saúde, especialmente para idosos e pessoas com comorbidades.
Segundo a MetSul, o calor será ainda mais intenso no Oeste do estado, onde cidades como Quaraí, Uruguaiana, Barra do Quaraí, Itaqui, Alegrete, Maçambará e São Borja podem registrar temperaturas entre 40°C e 43°C.
O dia já começa quente, com mínimas elevadas durante a madrugada.
Embora o sol predomine, há possibilidade de chuvas isoladas de verão, com temporais localizados na Metade Norte gaúcha entre a tarde e a noite.
Segundo a Climatempo, a onda de calor deve persistir até o fim da semana, atingindo também Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Até 7 de fevereiro, temperaturas acima de 40°C podem ser registradas novamente no Rio Grande do Sul e na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai.
Previsão do tempo para a semana nas regiões
No Norte, as pancadas de chuva ao longo da semana devido ao calor e à alta umidade. Os volumes podem ultrapassar 80 mm no Amazonas e 100 mm no nordeste do Pará e Amapá.
Em Roraima e noroeste do Pará, a precipitação será mais escassa, com acumulados abaixo de 10 mm.
No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) trará chuvas para o norte da região, com volumes acima de 100 mm no Maranhão, Piauí e litoral do Ceará. O deslocamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) pode provocar tempestades isoladas.
No Centro-Oeste, a combinação de calor e umidade manterá áreas de instabilidade no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás. Em algumas localidades, a chuva pode ultrapassar os 80 mm.
No Sudeste, São Paulo e o centro-oeste de Minas Gerais devem registrar volumes entre 30 mm e 60 mm, podendo superar 80 mm no leste paulista. Pancadas intensas são esperadas no início da semana.
No Sul, as instabilidades devem provocar acumulados acima de 50 mm no Paraná e Santa Catarina, podendo ultrapassar 150 mm em pontos isolados. No sul do Rio Grande do Sul, o volume de chuva será menor, mas as temperaturas seguem elevadas.