PMGZ Carne: animais do Nelore Vera Cruz passam por pesagem intermediária

Publicado no dia 04/02/2025 às 16h22min
Números comprovam superioridade da genética PO no ganho de peso, consolidando o programa da ABCZ e o melhoramento genético das raças zebuínas

Após 55 dias em confinamento, os animais do criatório Nelore Vera Cruz que participam do PMGZ Carne, desenvolvido pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) em parceria com a JBS Friboi, passaram pela pesagem intermediária, que revelou novos resultados positivos e validaram a superioridade de animais com genética PO.

O objetivo do PMGZ Carne é comprovar como a genética de qualidade é capaz de imprimir nos animais uma qualidade superior de carcaça no abate, ajudando a identificar os exemplares mais lucrativos e capazes de maiores contribuições para a cadeia produtiva da carne bovina, uma das mais expressivas e importantes do país e do mundo.

“Observamos ganhos de peso expressivo de todos os animais, comprovando que a genética descendente de linhagens PO com manejo adequado supera até as mais otimistas expectativas”, destaca o Gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu.

Conforme o cronograma do PMGZ Carne, os animais passarão pela avaliação por ultrassonografia de carcaça in vivo no dia 13 de março; o abate técnico será realizado no dia 22.

“Os 120 animais que entraram no confinamento da JBS tinham idade média de 13,7 meses e peso médio de 394,733 kg. Passados os 55 dias, a média subiu para 489,142, revelando um ganho médio diário de 1,712 kg. Estes valores confirmam o alto desempenho de animais oriundos de reprodutores melhoradores e validam a importância do PMGZ”, comemora o Técnico de Registro da ABCZ, Divino Humberto Guimarães.

â??â??â??â??â??â??â??Após o período de 110 dias de confinamento, os animais serão abatidos para que sejam feitas as avaliações de rendimento de carcaça, rendimento de desossa, qualidade da carne e outros.

â??â??â??â??â??â??â??Para Jairo Machado, criador à frente da Fazenda Vera Cruz, em Barra do Garças (MT), o programa da ABCZ traz informações extremamente positivas para a pecuária de corte.

“Já realizávamos o teste de progênie dos nossos touros de central, mas a avaliação só ia até a desmama. Agora, por meio do PMGZ Carne, saberemos quais são os touros mais lucrativos, que imprimem na sua progênie mais rendimento e acabamento”, explica.

“Nosso foco de seleção é de precocidade em abate. Agora saberemos com precisão se estamos no caminho certo. São iniciativas como esta que impulsionam a pecuária brasileira”, finaliza.


Da esquerda para a direita: Thalittá Iara Américo Triches, analista de rastreabilidade; Divino Humberto Guimarães, Técnico de Registro da ABCZ; João Willian da Silva, supervisor de confinamento; Robson Idalina da Silva, capataz

COMPARTILHE

Fonte: ABCZ