Representantes do agro brasileiro encerram missão à Europa com reuniões na OCDE em Paris

Publicado no dia 31/01/2025 às 16h47min
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encerrou a missão oficial à Europa, na quinta (30), com reuniões na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris.

Crédito: CNA

 A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encerrou a missão oficial à Europa, na quinta (30), com reuniões na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris.

A comitiva se reuniu com o embaixador do Brasil junto à OCDE, Sarquis José Buainain Sarquis, o embaixador brasileiro em Paris, Ricardo Tavares, o secretário geral da OCDE, Mathias Cormann, e também com a diretora de Comércio e Agricultura, Marion Jansen.

Participam da missão o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA e presidente do Sistema Farsul (RS), Gedeão Pereira; o presidente da Famasul (MS) e membro titular do Conselho Deliberativo da ApexBrasil, Marcelo Bertoni; os diretores Sueme Mori (Relações Internacionais) e Bruno Lucchi (Área Técnica); e os integrantes da FPA, o presidente Pedro Lupion e a senadora Tereza Cristina.

Na agenda com a diretoria de Comércio e Agricultura, foi debatida a construção de indicadores ligados à sustentabilidade da produção agropecuária e a importância da participação do Brasil na discussão, principalmente por ser um país de clima tropical.

“A OCDE é composta por 38 países membros e entende que é necessário consultar outras nações se quiser fazer um estudo mais abrangente. Eles reconhecem que os países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, tem trabalhado na melhoria de práticas sustentáveis”, disse o diretor técnico Bruno Lucchi.

Segundo Lucchi, a organização se comprometeu em informar sobre os eventos que envolvam a temática de produção agropecuária, para que o Brasil mande algum representante ou pesquisador para contribuir com as discussões.

Durante as reuniões com a OCDE, a CNA e os parlamentares convidaram as autoridades para participarem da COP 30, que será realizada no mês de novembro, em Belém (PA), e conhecerem in loco as práticas sustentáveis adotadas pelos produtores rurais.

“A presença da OCDE será fundamental para a condução da discussão de sistemas produtivos sustentáveis, para que possamos buscar práticas que garantam a segurança alimentar do mundo e conseguir ter uma matriz energética mundial mais renovável”, concluiu o diretor.

Durante quatro dias, a comitiva esteve em Roma, Bruxelas e Paris para uma série de reuniões com organizações internacionais (FAO e OCDE), adidos agrícolas, embaixadores e representantes do Parlamento e da Comissão Europeia. A programação teve ainda uma visita ao European Landowners Organization (ELO).

Fonte: CNA

Fonte: Agro+

ÚLTIMAS

Café arábica atinge preço recorde

05 de fevereiro de 2025 às 16:23:02

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br