Em Davos, Brasil busca fortalecer parcerias no setor energético

Publicado no dia 24/01/2025 às 10h00min
O Fórum Econômico Mundial encerra-se nesta quinta-feira (23) em Davos, na Suíça.

O Fórum Econômico Mundial encerra-se nesta quinta-feira (23) em Davos, na Suíça. O evento contou uma série de reuniões bilaterais estratégicas, em que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, discutiu com diversos líderes globais do setor de energia os rumos para que a transição energética global ocorra de forma justa e inclusiva.

Logo na primeira agenda desta quinta-feira, Silveira se reuniu com o ministro de Eletricidade e Energia da África do Sul, Kgosientsho Ramokgopa, manifestou o apoio brasileiro ao país que presidirá o G20 em 2025 e ressaltou que o Brasil será um grande aliado dos países africanos na elaboração do planejamento energético e de políticas públicas de combate à pobreza energética. O líder sul-africano reconheceu a importância do programa Luz Para Todos como exemplo de política pública social para o mundo.

“O presidente Lula acredita muito no potencial de mudança e melhoria de vida que podemos garantir ao povo africano se compartilharmos nossas experiências, nossos aprendizados e nossa tecnologia no combate à pobreza energética. O Brasil quer ser aliado dos países africanos nesta luta fundamental”, disse Silveira, que também destacou a importância do mundo ter acesso às tecnologias para cozimento limpo de alimentos que têm sido desenvolvidas no país.

Na sequência, Alexandre Silveira se encontrou com o diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), Fatih Birol. O ministro brasileiro discutiu com o líder turco sobre as ações de cooperação com IEA. Em fevereiro deste ano o Brasil sediará uma missão técnica, conduzida pela agência, que dará andamento aos trabalhos de avaliação e análise das políticas energéticas nacionais.

Fatih Birol agradeceu ao ministro Alexandre Silveira pela condução dos trabalhos do G20, em 2024, sob a presidência do Brasil. De acordo com o diretor-executivo da IEA, os resultados obtidos no ano passado foram fundamentais para a liderança da África do Sul este ano.

No encontro com o Comissário Europeu para Energia e Habitação, Dan Jorgensen, o ministro Alexandre Silveira destacou o trabalho realizado no Brasil para incentivar as fontes renováveis de energia e que o petróleo, rico em nosso país, deve ser um grande financiador da transição energética, assim como financia a saúde e educação.

Silveira também se reuniu com o CEO global da companhia de energia espanhola Iberdrola, Ignacio Galán, que destacou os avanços das políticas públicas no Brasil na regulação e na infraestrutura nacional, o que garante segurança jurídica para o país e o torna cada vez mais atrativo para investimentos.

Além dos encontros com as lideranças, Alexandre Silveira também se reuniu nesta quinta-feira (22/01) com o empresário norte-americano e ex-diretor da Microsoft, Bill Gates. O ministro convidou Gates para a COP 30, que será realizada em novembro de 2025 em Belém, no Pará.

“O Fórum Econômico Mundial foi um sucesso, uma grande oportunidade. Nós trouxemos para cá excelentes informações sobre as potencialidades do Brasil que são, de fato, muito atrativas para o mundo investir nas nossas iniciativas focadas na transição energética justa, inclusiva e social”, finalizou Alexandre Silveira.

 

Fonte: Seagri/ SP

Fonte: Agro+

ÚLTIMAS

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br