Polícia retira MST de fazendas invadidas no Rio Grande do Sul

Publicado no dia 04/12/2024 às 15h09min
Invasão ocorreu em duas propriedades em Pedras Altas, na região central do estado

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou nesta terça-feira (3) ações de invasão em duas propriedades rurais no Rio Grande do Sul e em uma estrada de ferro  no Pará.

No Sul, a invasão em Pedras Altas, na região central do estado, foi encerrada rapidamente após ordem judicial para a reintegração de posse.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, a operação foi realizada de forma pacífica. "As propriedades invadidas são produtivas, e não havia justificativa para a ação", afirmou o órgão estadual, que atendeu à solicitação do governo gaúcho.

A desocupação foi coordenada pela Brigada Militar, que atuou com o efetivo do 5º Batalhão de Polícia de Choque (5º BPChq), de Pelotas.

Também participaram policiais militares do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Fronteira Oeste e do 6º Regimento de Polícia Montada, além de apoio operacional de Pedras Altas. A Polícia Civil também foi acionada para coletar informações que possam auxiliar nas investigações sobre os envolvidos.

A invasão faz parte das ações do movimento, que denominou sua operação como "Natal com Terra", e reivindica mais agilidade na implementação da Reforma Agrária. Em Porto Alegre, cerca de 200 manifestantes realizaram uma vigília em frente à sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em apoio às ações do MST.

O movimento exige que o Incra acelere as vistorias e compras de terras, com o objetivo de possibilitar o assentamento de cerca de 1,5 mil famílias acampadas no estado.

Por redação | Agrofy News

Fonte: Agro+