Brasil comemora aprovação sanitária para exportação de novos produtos suÃnos à s Filipinas
O governo brasileiro anunciou, nesta terça-feira (3), a aprovação sanitária para exportação de mesentério e papada congelados de suÃnos à s Filipinas.
O governo brasileiro anunciou, nesta terça-feira (3), a aprovação sanitária para exportação de mesentério e papada congelados de suínos às Filipinas. Os produtos, utilizados como insumos na fabricação de embutidos e alimentos processados, serão exportados com base no Certificado Sanitário Internacional vigente.
As Filipinas, que se tornaram o maior mercado para a carne suína brasileira em 2024, passam a importar itens especialmente valorizados em mercados asiáticos. A ampliação da pauta comercial fortalece a relação entre os dois países, incrementando os volumes exportados e reforçando a confiança mútua no setor agropecuário.
Além dessa nova abertura, o Brasil conquistou, neste ano, acesso a outros três mercados filipinos: alevinos de tilápia, produtos de reciclagem animal e peixes ornamentais. Esses avanços fazem parte de um esforço coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) para diversificar e expandir os mercados do agronegócio brasileiro.
Com o recente anúncio, o agronegócio do país alcança a marca de 205 novos mercados abertos em 2024, totalizando 283 aberturas em 62 países desde o início de 2023. Segundo o governo, os resultados refletem a estratégia de posicionar o Brasil como um dos principais fornecedores globais de alimentos e insumos agropecuários.