Criação de bezerras impacta no comportamento de novilhas
As influências do alojamento social de bezerros nas relações humano-animal ainda não são bem compreendidas, apesar das implicações para o manejo e bem-estar dos bezerros a longo prazo.
As influências do alojamento social de bezerros nas relações humano-animal ainda não são bem compreendidas, apesar das implicações para o manejo e bem-estar dos bezerros a longo prazo. Em um novo estudo, pesquisadores da Universidade da Flórida lançaram alguma luz sobre o tema.
Existem lacunas em nosso conhecimento sobre o desenvolvimento do comportamento direcionado aos humanos em bezerros leiteiros criados em diferentes ambientes de alojamento. Assim, os pesquisadores avaliaram os efeitos do alojamento social com bezerros criados individualmente ou em pares no comportamento direcionado aos humanos durante os períodos antes e após o desmame, em diferentes contextos de teste.
Comportamentos variados foram avaliados antes e após o desmame para investigar efeitos residuais sobre o comportamento direcionado aos humanos uma vez que os bezerros são misturados entre os tratamentos e agrupados após o desmame, o que pode ter implicações de longo prazo para o manejo e o bem-estar das novilhas.
Medindo o comportamento direcionado aos humanos
Ao nascer, bezerros fêmeas da raça Holandesa foram designados aleatoriamente para alojamento individual ou em pares. Foi realizado um teste de aproximação humana no próprio curral (aos 3 e 5 semanas de idade) e em uma arena de testes nova às 4 semanas de idade.
Os procedimentos para os testes no curral e na arena nova foram adaptados do método descrito por Jago et al. (1999). Um teste adicional foi conduzido às 8 semanas de idade, após a transição dos bezerros para o alojamento em grupo, para examinar potenciais efeitos residuais do alojamento social antes do desmame no comportamento direcionado aos humanos.
Um etograma foi desenvolvido para definir todos os comportamentos registrados continuamente por vídeo usando o software Behavioural Observation Research Interactive Software. Um segundo objetivo da pesquisa foi verificar se o comportamento direcionado aos humanos em diferentes contextos de teste estava correlacionado.
Comportamento direcionado aos humanos antes do desmame
As respostas durante os testes de aproximação no curral diferiram entre bezerros alojados individualmente e em pares. Bezerros alojados individualmente passaram mais tempo em contato com um humano e mais tempo envolvidos em comportamentos orais não nutritivos direcionados aos humanos em comparação com bezerros alojados em pares. Bezerros alojados em pares passaram menos tempo olhando para o humano dentro da arena e mais tempo realizando comportamentos orais não nutritivos direcionados ao curral.
Comportamento direcionado aos humanos após o desmame
No teste de aproximação no curral pós-desmame, houve um efeito do tratamento de alojamento anterior na duração do tempo olhando para o humano e na ocorrência de contato humano. Bezerros previamente alojados individualmente passaram mais tempo olhando para o humano e foram mais propensos a entrar em contato com ele. No entanto, não houve efeitos significativos do alojamento anterior sobre comportamentos orais não nutritivos direcionados ao curral ou autolimpeza.
Os pesquisadores concluíram: “Nossos resultados sugerem que o alojamento social precoce afeta o comportamento direcionado aos humanos nos bezerros leiteiros, persistindo após o desmame, com bezerros alojados individualmente aparentando mais motivação para se envolver em vários comportamentos direcionados aos humanos em comparação com bezerros alojados em pares.”
“É possível que testes repetidos em intervalos mais longos ou em um período posterior na vida possam fornecer mais informações sobre o desenvolvimento do comportamento direcionado aos humanos. Outras diferenças poderiam ter sido observadas com um período mais longo de presença ou manejo humano.”
Eles acrescentaram que se especula que animais alojados individualmente têm respostas mais intensas às interações com humanos e maior possibilidade de desenvolver uma relação humano-animal devido ao ambiente solitário. Isso poderia sugerir que bezerros alojados com outros bezerros se ligam mais aos seus pares, enquanto bezerros alojados individualmente podem ter criado um vínculo com humanos, facilitando o manuseio quando crescem e se tornam novilhas.
Manejo de novilhas
Essas descobertas contribuem para o entendimento de como o alojamento social precoce, particularmente o alojamento em pares, pode potencialmente influenciar o desenvolvimento do comportamento direcionado aos humanos e resultar em diferenças que persistem após o desmame e possivelmente influenciam o manejo das novilhas.
Especula-se que bezerros à vontade com humanos possam se tornar novilhas com temperamento tranquilo e fácil de manusear. Um relatório de pesquisa da CRC mostrou que bovinos com melhor temperamento perdem menos peso durante o transporte de longa distância e recuperam o peso perdido mais rapidamente após o transporte.
Enfatizando a importância das práticas de manejo dos bezerros, a professora associada Amber Adams-Progar, da Universidade Estadual de Washington, disse: “É impressionante a diferença que a prática de manejo faz, mesmo em bezerros antes do desmame. Afeta a facilidade de manejo quando eles amadurecem. Qualquer estresse em uma vaca ou novilha de primeira lactação afeta, em última instância, a descida do leite. Queremos evitar isso, se possível.”
Adams-Progar acredita que, além do temperamento do animal, uma grande parte do sucesso no manejo das novilhas depende de funcionários com as habilidades e temperamento adequados.
“Não se trata apenas de treinar as novilhas,” ela disse. “Os funcionários são fundamentais para a situação. Não posso enfatizar o suficiente sobre a segurança tanto dos tratadores quanto dos animais. As pessoas precisam ser capazes de interpretar o comportamento, mas isso não pode ser ensinado em uma hora. É um conjunto específico de habilidades que vem com o temperamento certo.”
Ela acredita ser importante que os tratadores que trabalham em currais de maternidade e com pares vaca/bezerro permaneçam calmos, com movimentos estáveis, posicionamento correto e atenção ao ambiente ao redor.
As informações são do Dairy Global, traduzidas pela equipe MilkPoint.