Concurso Leiteiro marca início da programação da 2ª ExpoLeite, em Uberaba (MG)
Já começou o Concurso Leiteiro da 2ª ExpoLeite, realizada pela ABCZ em Uberaba (MG)! A primeira ordenha do torneio foi neste domingo (20), nos pavilhões leiteiros do Parque Fernando Costa.
Já começou o Concurso Leiteiro da 2ª ExpoLeite, realizada pela ABCZ em Uberaba (MG)! A primeira ordenha do torneio foi neste domingo (20), nos pavilhões leiteiros do Parque Fernando Costa. Dedicação total dos ordenhadores das fazendas e dos fiscais, para garantir o bom andamento do concurso.
Nesta edição, participam 34 vacas Gir Leiteiro e sete Girolando, separadas por raça e idade. Serão dez ordenhas oficiais, sendo três por dia, até quarta-feira (23). Ao final, a maior produção de cada vaca será descartada e as outras nove serão somadas, definido a produção média e a campeã de cada categoria do torneio.
“Quem produzir mais leite durante os três dias do concurso será a campeã. Isso é uma característica genética, que tem uma herdabilidade, então esses animais são geneticamente superiores, já que todos tiveram a mesma oportunidade, dentro da raça e da idade do animal”, conta o Superintendente Técnico Adjunto do Leite e Projetos Técnicos da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado.
O concurso reúne vacas de importantes fazendas leiteiras do país, como a Sfalsini Laço Forte, do Norte de Minas Gerais. O produtor Sebastião Sfalsini veio de Portugal para acompanhar de perto a performance das duas vacas Gir Leiteiro do torneio.
“Motivado, animado e com vontade de estar aqui durante a semana, participando da ExpoLeite. Levar o prêmio seria ouro sobre azul, mas a intenção mesmo é participar e estar aqui nessa feira, nessa energia que temos aqui, que nos fortalece cada vez mais para continuar trabalhando com o Gir Leiteiro e o leite”, aponta.
Os resultados do Concurso Leiteiro serão divulgados na quarta, logo após a última ordenha. Toda a programação da 2ª ExpoLeite, em Uberaba, será transmitida ao vivo pela ABCZ TV, canal oficial da ABCZ no YouTube.
Tags: expoleite2024
COMPARTILHE