Em alta Preço do milho paranaense contrasta com queda internacional
Preço do milho paranaense cresce 26% em um ano
De acordo com o Boletim de Conjuntura Agropecuária da semana de 11 a 17 de outubro, elaborado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o preço do milho no mercado paranaense está registrando altas expressivas em relação ao mesmo período do ano passado. Na última semana, a saca de 60 quilos de milho foi comercializada a R$ 55,58, valor 26% superior à cotação de R$ 44,02 em outubro de 2023.
O cenário positivo para os produtores paranaenses pode ter como justificativa a valorização cambial, uma vez que o dólar subiu 16% frente ao real. Além disso, a entressafra contribuiu para uma demanda interna mais aquecida pelo cereal. Embora os preços do milho no Brasil tenham subido, o mercado internacional registrou uma queda de 12% nas cotações da commodity na Bolsa de Chicago no mesmo período.
No que diz respeito ao plantio da primeira safra de milho 2024/25 no Paraná, 90% da área estimada de 257 mil hectares já foi semeada. A maioria das lavouras apresenta condições boas, com 96% das plantações avaliadas positivamente, enquanto apenas 4% estão em condições medianas, conforme a análise da Deral.
Agrolink - Seane Lennon
Compartilhe: