Chuvas intensas e temporais isolados colocam Sul do Brasil em estado de atenção
Volumes podem ser altos em diversas regiões, com o fim da estação seca se aproximando
A semana começa com chuvas e risco de temporais isolados no Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. A instabilidade que afetará os três estados da região ao longo dos próximos dias está associada a um centro de baixa pressão no Paraguai, que formará nuvens carregadas nas latitudes médias da América do Sul, trazendo risco de tempo severo.
No início da semana, áreas de instabilidade, causadas pela circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera, irão gerar nuvens carregadas no Rio Grande do Sul.
Essa segunda semana de outubro requer atenção especial, já que as chuvas poderão ser de moderada a forte intensidade, resultando em grandes volumes acumulados.
Entre hoje até sexta-feira, a intensidade e a área afetada pelas chuvas podem variar de acordo com o deslocamento dos sistemas meteorológicos, com maior potencial de intensificação entre quinta-feira (10) e sexta-feira (11), devido à entrada de novas instabilidades.
No restante do Brasil
Diferente dos últimos cinco meses, boa parte do país também terá chuvas nesta semana. Os volumes podem ser altos em diversas regiões, com o fim da estação seca se aproximando.
Na Região Norte, os maiores volumes de chuva serão registrados no Amazonas, enquanto Rondônia, Roraima, Tocantins e partes do Pará também devem receber precipitação.
O Amapá e o norte do Pará terão menos chuvas. Já no Nordeste, a precipitação será escassa na maior parte da região, concentrando-se na faixa litorânea, especialmente entre Bahia e Rio Grande do Norte, mas com volumes baixos e distribuição irregular.
No Centro-Oeste, o fim gradual da estação seca trará chuvas para toda a região, com precipitações em cidades de Goiás e no Distrito Federal, como Brasília, que não recebiam chuvas desde abril. Volumes localmente altos são esperados no Mato Grosso do Sul e Goiás, e temporais isolados com ventos fortes e granizo podem ocorrer devido à atmosfera quente.
Sudeste
No Sudeste, haverá chuva em quase toda a região. Em cidades de Minas Gerais, como Belo Horizonte, a chuva retornará após meses de seca. Volumes significativos são previstos no interior de São Paulo e Minas Gerais, com possibilidade de temporais isolados.
redação com informações da MetSul | Agrofy News