Projeto da Embrapa financiado pela União Europeia compõe publicação internacional
O projeto Sustenta e Inova, que iniciou em 2022 e vai até 2025, dá continuidade à trajetória do Bem Diverso, que atua na região do Marajó desde 2016.
Crédito: Embrapa
De 80 projetos financiados pela União Europeia em 65 países, 12 experiências foram selecionadas para compor a recém-lançada publicação internacional “Activating agricultural transitions to sustainability through participatory research and co-innovation” (Ativando transições agrícolas sustentáveis por meio da pesquisa participativa e da coinovação). Uma delas é a experiência do projeto Sustenta e Inova, na Ilha do Marajó, estado do Pará, fruto da parceria entre Embrapa e Sebrae.
A publicação apresenta como a pesquisa e a inovação estão presentes nas comunidades e territórios nos processos de transição produtiva de sistemas agroalimentares e transformação social para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O projeto Sustenta e Inova, que iniciou em 2022 e vai até 2025, dá continuidade à trajetória do Bem Diverso, que atua na região do Marajó desde 2016. O trabalho envolve capacitações em Manejo de Mínimo de Açaizais Nativos, manejo de produtos florestais não-madeireiros, meliponicultura, piscicultura, beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade, produção de alimentos, sistemas agroflorestais, saneamento rural, uso de ferramentas digitais, além de organização social. Por meio de práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras para as cadeias produtivas locais, o projeto contribui para o fortalecimento das comunidades e para a transformação social no território.
As histórias narradas no livro mostram como as equipes de pesquisa e desenvolvimento das instituições atuaram como facilitadoras, estabeleceram conexões e também aprenderam no processo de mudança e desenvolvimento local.
Fonte: Embrapa