Chuva avança com frente fria pelo Sul e atingirá Sudeste e Centro-Oeste
Tempo deve mudar em parte do Mato Grosso do Sul e em São Paulo
Uma frente fria já atua e mudou o tempo na Região Sul com chuva principalmente no Rio Grande do Sul e vai alcançar áreas do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil nesta quinta-feira (dia 5), prevê a MetSul Meteorologia.
Choveu em todas as regiões do Rio Grande do Sul ontem (dia 4) com a chegada da frente e ainda em algumas áreas de Santa Catarina. Os maiores acumulados se deram no Oeste, Centro e o Sul do território gaúcho.
No Rio Grande do Sul, a quinta começa com muitas nuvens com céu nublado ou encoberto em muitas localidades. Pode, inclusive, chover nas primeiras horas do dia em cidades do Norte e do Nordeste do estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre.
No decorrer do dia, entretanto, a cobertura de nuvens entra em diminuição e o sol aparece. A frente se desloca nesta quinta-feira para Norte e leva chuva a grande parte de Santa Catarina. A tendência é chover ainda em muitas cidades do Paraná, embora não se preveja que alcance todas as localidades paranaenses, uma vez que a frente vai perder atividade.
Saiba mais
Mudanças climáticas pressionam por mais irrigação nos Cerrados para produção alimentos
No Centro-Oeste
Mesmo mais fraca, a frente fria deve mudar o tempo com chuva nesta quinta em parte do Mato Grosso do Sul, trazendo alívio da secura e do calor. O tempo muda também em parte do estado de São Paulo com chuva prevista nesta quinta para o Sul e o Leste paulista. Na cidade de São Paulo, a nebulosidade aumenta, o vento vira e a temperatura declina sem repetir o calor desta quarta.
A frente fria deve perder atividade ao se movimentar para Norte com chuva irregular no estado do Paraná e instabilidade apenas em parte do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.
Temperatura cai
Uma massa de ar frio começou a ingressar ontem (dia 4) no Rio Grande do Sul e vai causar queda da temperatura em outras áreas da Região Sul e brevemente em parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.
A madrugada mais fria no Sul do Brasil deve ser a da sexta-feira, já que o tempo vai estar mais aberto, o perfil da atmosfera mais seco, o vento mais fraco a calmo e o centro de alta pressão estará sobre o Sul do Brasil. N
o amanhecer, grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina assim como áreas mais ao Sul do Paraná devem ter mínimas de um dígito. O frio deve trazer geada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas em número muitíssimo menor de cidades que nos dois episódios de temperatura baixa do mês de agosto.
Desta vez, considerando a massa de ar frio não é potente, vai gear em menos lugares com maior probabilidade em regiões serranas.
Inmet mantém alerta de baixa umidade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de perigo para baixa umidade em 16 estados e no Distrito Federal. O instituto também registra alerta amarelo - de perigo potencial - para baixa umidade em três estados: Rio de Janeiro, Amazonas e Espírito Santo.
Com umidade relativa do ar variando entre 12% e 20%, os estados com alerta laranja são:
Tocantins, Rondônia e Pará, na Região Norte.
Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão, na Região Nordeste.
Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste.
Minas Gerais e São Paulo, na Região Sudeste, e o Paraná, na Região Sul.
O Inmet recomenda que a população beba mais líquidos e evite atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, das 10h às 16h. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratantes e umidifiquem os ambientes.
redação com informações da MetSul | Agrofy News