Museu do Zebu homenageia mulheres que contribuem para o avanço genético do Zebu no Brasil
Protagonismo feminino na pecuária zebuÃna foi destaque durante a ExpoGenética; homenageadas impulsionam o setor para um futuro ainda mais promissor
Elas deixam sua marca na pecuária zebuína, contribuindo para o desenvolvimento genético dos rebanhos, garantindo maior eficiência produtiva e econômica ao setor. Suas carreiras estão entrelaçadas à atuação da ABCZ, maior associação de pecuária zebuína do mundo, que há 105 anos, promove o melhoramento genético e o registro genealógico dos animais em todo o país.
Durante a 17ª ExpoGenética, o Museu do Zebu, que preserva toda a história do Zebu no Brasil, homenageou 11 mulheres, entre pecuaristas e profissionais do setor, que desempenham papéis essenciais para o desenvolvimento da pecuária zebuína. No Parque Fernando Costa, o público da feira prestigiou a exposição de fotos das homenageadas com breve atuação de cada uma. Elas ainda receberam flores e agradecimentos da Presidente da ABCZ Mulher, Paula Garcia Cid; da Presidente do Zebu do Bem, Iara Marquez; e da Presidente do Conselho Deliberativo do Museu do Zebu e Vice-Presidente da ABCZ, Ana Cláudia Mendes Souza.
“São mulheres inspiradoras, que desafiaram as expectativas e, com foco e determinação, alcançaram o sucesso. Elas não estão transformando apenas o setor, mas a sociedade como um todo, mostrando ao mundo que, para nós, não existem barreiras, ocupamos qualquer lugar que for do nosso desejo e competência”, ressaltou Ana Cláudia Mendes Souza.
Uma das homenageadas, a Zootecnista e Superintendente Adjunta de Genealogia da ABCZ, Gleida Marques, destaca a honra e a responsabilidade de tal ocupação. “Estar na ABCZ, na gestão de 25 escritórios técnicos regionais, 103 técnicos de campo, somado ao trabalho desenvolvido pela área técnica, com as provas zootécnicas, coordenação dos órgãos executores, departamento de genealogia, ao mesmo tempo que é uma honra, é uma responsabilidade enorme. Nosso empenho é para garantir sempre o melhor”, enfatizou.
Conheça as homenageadas:
Adriane Zart: Médica veterinária e mestre em ciência animal com ênfases em sanidade animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Foi diretora de bem-estar animal na Personal PEC onde propagou a técnica Nada nas Mãos no Brasil, Bolívia, México e Paraguai. Atualmente trabalha na Irlanda com desenvolvimento de produtos e tecnologias no time de Smart Farming da Datamars.
Carla Soares Alves: Biomédica pela Universidade de Uberaba, especialista em Análises Clínicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá, em Reprodução Humana Assistida pela Associação Instituto Sapientiae/Faculdade de Medicina de Jundiaí e em Biomedicina Estética pela Unyleya. Mestre em Medicina Tropical e Infectologia - Parasitologia e Imunologia Aplicadas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, doutora em Ciências pela Universidade de Franca. Embriologista com mais de 10 anos de experiência em clonagem de bovinos. Trabalha com consultoria em laboratórios de reprodução animal.
Eliana de Rezende Ferreira: Médica veterinária pela Universidade Federal Fluminense e especialista em julgamento pela Fazu, faz parte do quadro de colaboradores da ABCZ desde 1987, como Técnica de Registro. Foi a primeira mulher a realizar trabalhos de campo pela ABCZ. Atuou nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, e há 13 anos faz parte da equipe ABCZ Belo Horizonte.
Gleida Marques: Graduada em Zootecnia pela Universidade Católica de Goiás, tem especialização latu sensu em Manejo de Pastagens e mestrado em Ciência Animal, pela Universidade Federal de Goiás e em produção animal na Universidade Federal de Viçosa. De 2002 a 2011 foi gerente do Escritório Regional da ABCZ em Goiânia e atualmente está como Superintendente Adjunta de Genealogia da ABCZ.
Juliana Jorge Paschoal: Zootecnista pela Unesp, Doutora em Qualidade e Produtividade Animal pela FZEA/USP. É professora e pesquisadora da Fazu, coordenando diversos projetos de pesquisa, bem como o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA) do Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT) da ABCZ. Incentivou e conduziu o teste de eficiência alimentar da 15ª Prova de Pré-Seleção de Touros Gir Leiteiro, em parceria com a ABCGIL e a Embrapa Gado de Leite.
Liliane Suguisawa: Zootecnista pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo e doutora em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Desde 2006 é diretora técnica da DGT Brasil em Presidente Prudente, empresa que trabalha com ultrassonografia de carcaça bovina Software BIA para melhoramento genético das raças puras, seleção e padronização de rebanho comercial, apartação de lotes em confinamento comercial e gourmet.
Luciana Correia de Almeida Regitano: Médica veterinária pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo, com parte realizada na Brock University, Canadá, pelo programa sanduíche da CAPES. Possui doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas, pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado no Agricultural Research Service - ARS do United States Department of Agriculture - USDA. É pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, desde 1994, e docente do programa de Pós-graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular da Universidade Federal de São Carlos. É membro dos comitês permanentes em Epigenética e Microbioma da Sociedade Internacional de Genética Animal (ISAG). Tem experiência na área de Genética Animal, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente no mapeamento de genes para características de interesse econômico em bovinos criados sob condições tropicais.
Lucyana Malossi Queiroz: Zootecnista e especialista em Exterior e Julgamento de Zebuínos (leite e corte), pela Fazu. Juíza efetiva da (ABCZ), com experiência em julgamentos em 11 países. Foi membro do Conselho Deliberativo Técnico da ABCZ, de 2016 a 2022. Sócia-proprietária das empresas Queiroz & Queiroz Assessoria Pecuária e Q2 Assessoria.
Luiza Rodrigues Mesquita Barcelos: atua como secretária da Área Técnica da ABCZ. Possui formação em Turismo pela Uniube e é pós-graduada em Assessoria Organizacional com Ênfase em Gestão Empresarial, pela Fazu, e Gestão Financeira e Comércio Exterior em Agronegócio, pela Uniube.
Mariana Alencar Pereira: Zootecnista pela Universidade Católica de Goiás, foi estagiária do Escritório Técnico Regional da ABCZ em Goiânia. Tem mestrado em Ciências Veterinárias, pela Universidade Federal de Uberlândia e doutorado em Zootecnia pela Unesp Jaboticabal. Foi gerente de Melhoramento Genético do PMGZ Leite, na ABCZ e atualmente é Técnica de Registo na entidade.
Perla Dagher Cassoli Fleury: Médica Veterinária formada pela UniFEOB, e Mestre pela FZEA/USP. Trabalhou como autônoma à frente da Fleury Reprodução, dedicada à reprodução equina. É sócia fundadora da In Vitro Clonagem Animal, pioneira na clonagem e na fertilização in vitro em equinos no Brasil.
A 17ª ExpoGenética foi realizada pela ABCZ com apoio do Sebrae, BB Seguros, CNA/Faemg/Senar, Emater Minas Gerais, patrocínio da Neogen e Romancini Troncos e Balanças. Dona Nenem foi o café oficial e Itaipava, do Grupo Petrópolis, a cerveja oficial.
Tags: expogetica2024
COMPARTILHE