Geadas no Brasil fazem disparar preço internacional do café

Publicado no dia 13/08/2024 às 16h53min
Baixa oferta global pode ser agravada pelo fenômeno em regiões produtoras no país

As geadas que atingiram áreas produtoras de café arábica nos últimos dias levaram a uma forte alta nos preços futuros da commodity na Bolsa de Nova York e, por consequência, também da variedade robusta.

Ontem (dia 12), os contratos com vencimento em dezembro subiram 3,60%, alcançando US$ 2,3855 por libra-peso. A incerteza sobre os danos nas lavouras do maior produtor mundial de arábica gerou estresse e especulação no mercado.

As geadas ocorreram durante as madrugadas de domingo e segunda-feira, afetando importantes regiões cafeeiras como o Cerrado Mineiro e a Alta Mogiana paulista.

Em Pedregulho (SP), por exemplo, foi registrado 5,8 Cº com perdas em dezenas de hectares de cafezais.


"Foram ocorrências chamadas geada de capote, que são mais frequentes em áreas da lavoura mais sensíveis a baixas temperaturas”, explica Antonio Sérgio, que é engenheiro agrônomo e técnico do Senar do Ateg Café + Forte.

Segundo ele, embora esse tipo de geada não queime toda a planta, as partes vegetativas mais novas são afetadas, comprometendo a dominância apical e provocando uma super brotação.

“Esse fenômeno poderá impactar a produção de café nessas áreas pelos próximos dois anos. Os maiores relatos de produtores afetados estão entre as cidades de Pedregulho, em São Paulo, e Araxá, Rio Paranaíba, Serra do Salitre, Patrocínio, Monte Carmelo, Estrela do Sul, Indianópolis e Araguari, em Minas Gerais”, completa.

O especialista acrescenta também que o fenômeno parece estar perdendo intensidade já que no Cerrado Mineiro o dia de hoje foi o mais brando dos últimos três, e apenas locais pontuais no Sul de Minas, sem afetar de forma significado lavouras de café.

Clima adverso
Contudo, o impacto final nas lavouras ainda é incerto. Além disso, os produtores de café já vinham sofrendo com a escassez de chuvas e o mercado global estava ainda mais dependente da produção brasileira, após quebras de produção no Vietnam também por questões climáticas.

O fenômeno climático, junto com preocupações relacionadas ao El Niño no Sudeste Asiático, contribui para um cenário de incerteza e volatilidade no mercado global de café.

Daniel Azevedo Duarte
Agrofy News
Editor-chefe do Agrofy News Brasil

Fonte: Agrofy News

Populares

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br