São Paulo lança plano de reestruturação da cadeia do leite: veja as medidas que serão adotadas

Publicado no dia 02/08/2024 às 15h56min
Centro de excelência para pesquisa e desenvolvimento do setor é uma das metas

São Paulo é mais um estado a se mobilizar para incentivar e fortalecer a cadeia produtiva do leite. Para isso, o governo estadual lançou um plano estadual para suporte ao setor, que enfrenta desafios como altos custos produtivos e crise de preços.

Entre os destaques da resolução estão:

a implementação de índice de preço referencial para comercialização do leite bruto no estado (Preço do Leite Paulista),
a criação de um centro de excelência para pesquisa e desenvolvimento da cadeia em Pindamonhangaba, interior paulista, e
a simplificação de processos padronizados para estimular pequenas agroindústrias do leite.


“Precisamos incentivar a cadeia e agregar valor na produção. Vamos modernizar nossa estrutura e tecnificar os produtores, retomando a competitividade da pecuária de leite paulista”, explica o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai,

Plano de ações
O plano de ações é um diagnóstico técnico da cadeia produtiva para, posteriormente, promover avanços estruturais na atividade, como melhoramento genético, acesso à tecnologias e fortalecimento da governança. Assim, um cronograma de políticas públicas deve ser formulado, integrando ações municipais, estaduais e federais.

 A Rede de Leite do Vale do Paraíba (O Hub do Leite) é um projeto inovador que transfere tecnologia para a cadeia do leite e vai restaurar áreas degradadas da região formada por um conjunto de 39 municípios e caracterizada principalmente por pequenas e médias propriedades que possuem o leite como o principal produto agropecuário, mas que precisam de aumento de produtividade.

A implementação do Hub do Leite em Pindamonhangaba tem como objetivo unir produtores rurais, produtores de leite e de queijos artesanais, cooperativas, prefeituras, iniciativa privada e startups, tudo isso num processo de inovação aberta e gestão compartilhada de inovação.

A região de Pindamonhangaba é a terceira maior produtora de leite do estado com cerca de 90 milhões de litros, segundo a secretaria.

redação com informações da Secretaria de Agricultura de SP | Agrofy News

Fonte: Agrofy News

Populares

ÚLTIMAS

Cotações - Boi gordo

20 de setembro de 2024 às 11:43:51

Cotações - Boi gordo (Boi China)

20 de setembro de 2024 às 11:42:26

Cotações - Vaca gorda

20 de setembro de 2024 às 11:40:31

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br