CNA prepara pedido de investigação sobre dumping em leite argentino

Publicado no dia 31/07/2024 às 16h04min
Segundo entidade, medidas restritivas adotadas por estados não apresentaram os resultados esperados

rDepois de incentivar e orientar os estados a se mobilizarem contra o aumento do volume de importação do produto subsidiado, principalmente da Argentina, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai adotar nova estratégia.

A CNA prepara uma petição para abertura de investigação de dumping contra o leite em pó argentino, que deverá ser apresentada ainda nessa semana.

A decisão foi anunciada ontem durante a reunião da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da entidade, que se encontrou para discutir medidas de defesa comercial para mitigar os impactos das importações de leite em pó no país.

Segundo o presidente da comissão, Ronei Volpi, as medidas restritivas adotadas por alguns estados, contra o leite importado, ainda não apresentaram os resultados esperados. Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são alguns lugares que medidas foram adotadas.

“Continuamos presenciando mês a mês recordes de importação”.

O assessor técnico da CNA, Guilherme Souza Dias, afirmou que a investigação de dumping é a medida mais adequada no momento.

“Diante da atual conjuntura, a medida mais adequada é a investigação de dumping contra o leite em pó argentino, uma vez que há indícios de exportação de leite a preços inferiores ao mercado interno daquele país”, explicou.

Para o vice-presidente, Jônadan Ma, a atuação da CNA e das federações é fundamental para amparar os produtores de leite que estão frustrados com práticas desleais de comércio por parte de alguns países, principalmente da Argentina, que aplicou subsídios aos produtores no ano de 2023.

Argentina
Em 2023, a Argentina foi o principal fornecedor de leite em pó para o Brasil. Um total de 817 milhões de litros de leite equivalente foram enviados para o país, em sua maioria integral.

De acordo com dados da Secretária de Comércio Exterior, o Brasil importou, apenas no primeiro semestre deste ano, 1,07 bilhão de litros de leite em pó, aumento de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Brucelose
Outro tema discutido foi a falta de vacinas contra a brucelose, em especial a B-19, que tem impactado o calendário de vacinação de bovinos e bubalinos no país.

Segundo a assessora técnica da CNA, Kalinka Koza, houve um desabastecimento da vacina no país, diante da saída da empresa MSD Saúde Animal do mercado, que detinha parte da produção no Brasil.

“Ao todo, são vacinados 27 milhões de bezerros durante o ano, sendo 14 milhões no primeiro semestre e o restante no segundo. Com a falta de vacina, a campanha de vacinação precisou ser adiada em alguns estados. Nós estamos atuando junto aos representantes dos fabricantes para que a situação seja normalizada o mais breve possível para garantir a sanidade do rebanho brasileiro”, disse.

redação com informações da CNA | Agrofy News

Fonte: Agrofy News

Populares

ÚLTIMAS

Cotações - Novilha gorda

20 de setembro de 2024 às 11:39:17

Cotações - Boi no mundo

20 de setembro de 2024 às 11:36:33

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br