Por que o produtor deve acompanhar o preço do leite?

Publicado no dia 22/07/2024 às 12h03min
O acompanhamento do preço do leite é essencial para qualquer elo do setor leiteiro.

O acompanhamento do preço do leite é essencial para qualquer elo do setor leiteiro. O monitoramento e a mensuração dos aspectos de um mercado são importantes para diminuir a incerteza, gerar informação,  reduzir os custos e maximizar a lucratividade do negócio.

Avaliando o cenário dentro da porteira, o produtor de leite está inserido em um mercado onde possui pouco poder de barganha sobre as variáveis de preços, desde a receita (preço recebido pelo leite) até os custos da fazenda (alimentação, energia, combustível e demais insumos). No entanto, algumas estratégias que impactam no preço do leite, mas sobretudo nos custos da atividade leiteira, podem ser adotadas com o objetivo de auxiliar o produtor a melhorar sua margem de lucro.  

Em relação aos custos da atividade, o conhecimento e acompanhamento do mercado permitem identificar e selecionar os melhores fornecedores de insumos com preços mais competitivos para o momento. Conhecer os preços praticados para o milho e a soja, por exemplo, dois dos principais componentes das dietas, possibilita aproveitar momentos de baixa para composição de estoques (quando possível) e se antecipar a momentos de alta dos preços. 

Já em relação ao preço do leite, o produtor pode desenvolver estratégias para aumentar sua margem, selecionando compradores que ofereçam um sistema de pagamento mais atrativo, além da possibilidade de receber bonificações por volume, qualidade do leite e teor de sólidos. 

Quais as vantagens de acompanhar o preço do leite?

Compreender as variáveis que influenciam o mercado, incluindo os ciclos sazonais e os fatores que impactam o preço do leite, contribui para uma gestão mais segura e precisa da atividade leiteira.

O entendimento e acompanhamento das variáveis pode auxiliar o produtor a tomar decisões quanto aos investimentos, como o momento adequado de aumentar o rebanho e ampliar a infraestrutura da fazenda, com maior segurança e em situações estratégicas. Ainda, permite tomar decisões mais assertivas ao firmar compromissos de fornecimento para a indústria ou aceitar ofertas de troca de laticínios. 

A compreensão da dinâmica do preço, assim como as expectativas futuras para os principais custos da fazenda, permite uma gestão financeira mais eficiente e um planejamento mais preciso do fluxo de caixa, com maior possibilidade de antecipar eventuais necessidades de recursos financeiros. Apesar da administração da propriedade leiteira ser bastante complexa, produtores podem gerenciar os custos da atividade, mesmo com recursos limitados, dentro de suas realidades. Planilhas e até mesmo cadernos de anotações devem fazer parte da gestão para o controle das entradas e saídas da propriedade.

Também, a comparação de desempenho da receita com a média do mercado e a análise dos desembolsos para os itens de custo para avaliar se estão alinhados com as práticas do mercado são medidas importantes para melhorar o desempenho da atividade. A avaliação criteriosa do negócio deve ocorrer a cada mês e no fechamento do ano, identificando variações no preço do leite, insumos e gastos sazonais.

Acompanhar o preço do leite é uma estratégia que auxilia na gestão da atividade, principalmente em um mercado desafiador e volátil. Através da informação e da análise estratégica, torna-se mais viável transformar incertezas em riscos mensuráveis e passíveis de gerenciamento. 

Com o intuito de informar e orientar produtores de leite e demais envolvidos no setor, o MilkPoint disponibiliza atualizações quinzenais e mensais que abrangem as principais informações sobre o panorama do mercado lácteo. Quinzenalmente, são apresentadas atualizações sobre o Leite Spot, GDT e o Quinzenal de Mercado. 

Além disso, mensalmente são divulgados dados sobre a balança comercial dos lácteos e relatórios do Cepea no Panorama de Mercado. As projeções mensais do Conseleite para o preço do leite também são atualizadas regularmente e estão acessíveis através do MilkPoint.

Essas informações, focadas especialmente no produtor de leite, estão disponíveis no aplicativo Milk Monitor. O Milk Monitor é o sistema de informações do mercado de leite e derivados para o produtor de leite, que busca incrementar o fluxo de informações e melhorar o relacionamento indústria/fornecedor. Conheça!

Fonte: MilkPoint

Populares

ÚLTIMAS

Audiência debate despesas de grãos na região Sul

29 de novembro de 2024 às 15:57:37

Mercados de commodities sob pressão

29 de novembro de 2024 às 15:52:38

O futuro da pecuária: Gestão, tecnologia e ESG

29 de novembro de 2024 às 15:48:39

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br