Como selecionar novilhas para programa de PIVE

Publicado no dia 15/07/2024 às 11h10min
A seleção de novilhas, o manejo da reprodutivo e o sucesso da coleta de óvulos influenciam a rentabilidade do programa de produção in vitro de embriões (PIVE).

A seleção de novilhas, o manejo da reprodutivo e o sucesso da coleta de óvulos influenciam a rentabilidade do programa de produção in vitro de embriões (PIVE).

A adoção de biotécnicas reprodutivas permitiu que os produtores de leite maximizassem o progresso genético, reduzindo o intervalos de geração. Com base nos dados mais recentes da American Embryo Transfer Association (AETA), o número total de embriões produzidos in vitro aumentou 13% nos EUA nos últimos anos, e continua com tendência de crescimento ano a ano. Para os produtores de leite, a PIVE é de longe o método mais popular de reprodução assistida, representando a maiorias dos embriões transferidos nos EUA atualmente.

A resolução da lacuna que existia devido ao longo intervalo de gerações para o progresso genéticos dos rebanhos bovinos, mudou a realidade. Para manter uma vantagem competitiva, as novilhas doadoras de ovócitos são frequentemente incluídas precocemente nos programas de PIVE, permitindo que os bezerros filhos dessas novilhas nasçam antes que elas tenham o primeiro parto. Antes de colocar uma novilhas no programa PIVE, os produtores precisam observar alguns pontos como a seleção de novilhas, a manutenção dos programas reprodutivos e, claro, as taxas de sucesso.

Seleção das Novilhas

Cada produtor terá seus parâmetros de seleção, dependendo dos seus objetivos, baseados em genética (genômica) ou fenótipo. Ao selecionar novilhas, é importante considerar o tamanho da novilha; ela não precisa estar ciclando para ser uma doadora de ovócitos, porém ela precisa ter tamanho suficiente para permitir a palpação retal e a aspiração folicular guiada por ultrassonografia (OPU) com segurança. E isso é definido mais pelo seu tamanho do que idade. Dito isso, geralmente, novilhas holandesas de 6 a 8 meses de idade são grandes o suficiente para passar pelo processo de OPU, mas isso pode variar devido a diferentes manejos de criação e genética. O técnico responsável pela OPU deve fazer a avaliação do tamanho adequado da novilha para iniciar a coleta de ovócitos.

Inseminação da Novilha Doadora de ovócitos

A vantagem da PIVE é poder coletar ovócitos de uma doadora pré-pubere até quando ela está com 100 dias de gestação. No programa de PIVE, é fácil realizar a IA entre as OPU, garantindo que a novilha fique gestante no momento adequado para não comprometer sua primeira lactação.

A concepção da novilha inseminada durante o programa PIVE não é afetada. E a coleta de ovócitos de novilhas com a gestação confirmada também é segura, sem riscos para o feto.

A coleta de ovócitos pode ser feita com ou sem o uso do hormônio folículo estimulante (FSH). Entender as possíveis consequências do uso de hormônios é importante antes de colocar uma novilha no programa de PIVE para garantir a produtividade ao longo da vida. As novilhas devem sempre ser tratadas com FSH de forma conservadora para evitar que a superestimulação resulte em problemas reprodutivos ao longo da vida.

Taxa de Sucesso

É importante ter expectativas realistas ao coletar ovócitos de novilhas e entender que os resultados variam de animal para animal. É improvável que uma novilha produza embriões como uma vaca doadora adulta, e isso se deve à imaturidade reprodutiva, porém dá para ter sucesso na PIVE com novilhas.

Os ovócitos imaturos são coletados durante a OPU. Com base na média dos laboratórios de PIVE, em média 12 ovócitos são coletados por novilha doadora com uma taxa de produção de embriões de 20% a 30%. Às vezes, com novilhas mais novas ocorre coleta de um número maior de ovócitos, mas uma taxa de produção de embriões menor, provavelmente devido a menor competência dos ovócitos coletados, pois as novilhas ainda não estão ciclando. O desempenho de uma novilha em um programa de PIVE não deve ser usado como referência para o seu desempenho na PIVE durante a vida adulta.

É comum ver tendências familiares na produção de embriões, portanto, considerar como a mãe da novilha se comportou na PIVE pode ser um indicador de como a novilha produzirá embriões na vida adulta. O desempenho da doadora no programa de PIVE geralmente se torna consistente quando ela está totalmente madura.

Colocar novilhas no programa de PIVE é extremamente vantajoso para o avanço genético. Mesmo um pequeno número de gestações viáveis de uma novilha pré-púbere pode dar ao produtor vantagem genética competitiva. Com a competição genética permanecendo forte e a pressão para que a próxima geração supere a última, a hora de multiplicar sua melhor genética ainda mais rápido é agora.

 

Este texto é parte do texto publicado por Kara Schmidt, em 27/03/2024 na revista Progressive Dairy.

Fonte: MilkPoint

Populares

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br