Mercado avalia condições em busca de ajuste nos preços do boi gordo

Publicado no dia 27/06/2024 às 15h50min
Confinamento, clima e exportação devem ser considerados pelos agentes na busca por valores adequados

Na virada de semestre, os preços do boi gordo registrados pelo Cepea demonstram uma maior dispersão em relação ao restante do ano. Essa oscilação acontece após sucessivas quedas ao longo do primeiro semestre, que enfraqueceram a cotação. Agora, agentes buscam ajustes no preço para que os valores se adequem às condições atuais de produção.

De acordo com pesquisadores do Cepea, a oferta de animais a pasto para abate diminuiu consideravelmente, ao mesmo passo em que os lotes de confinamento aumentaram com intensidade no preenchimento das escalas.

A partir de agora, os especialistas do Centro de Estudos recomendam que sejam analisadas as previsões climáticas e as tendências de exportação, em conjunto com as estimativas de volumes confinados — que já são analisadas e consideradas na formulação de preços.

Durante este inverno, teremos forte influência do La Niña, com tempo seco e temperaturas acima da média nas previsões tanto para o Sudeste quanto para o Centro-Oeste. Sendo assim, a disponibilidade de pastos deve ser escassa.

Além disso, os embarques costumam se intensificar no segundo semestre, e, durante esse ano, a valorização do dólar deve manter as exportações de carne brasileira em patamares mais altos, em conjunto dos sucessivos recordes nos últimos meses.

Preços do boi gordo
 
Nos últimos dias, a cotação teve um leve recuo, cerca de 0,29%, chegando ao valor de R$ 225,00 por arroba de 15 kg. No acumulado mensal, até agora, o crescimento da cotação é de 1,74%.

redação com informações do Cepea | Agrofy News

Fonte: Agrofy News