Chuvas fortes atingem o Sul e partes do Sudeste no início do dia

Publicado no dia 26/06/2024 às 16h10min
Frio também avança pelo país, derrubando a temperatura de diferentes regiões

Nesta quarta-feira, 26 de junho, fortes chuvas são esperadas em várias partes do Brasil, trazendo alívio para algumas regiões e preocupações para outras, segundo previsão do Inmet. Além disso, o clima frio deve começar a avançar pelo país, trazendo o clima de inverno e se aproximando do fim do bloqueio atmosférico que atua no território nacional.

Região Sul
No Rio Grande do Sul, a previsão indica temporais intensos, especialmente no centro-norte e na Região Metropolitana de Porto Alegre. O frio também deve avançar com muita força no território gaúcho, em conjunto com ventos e possibilidade de granizo em boa parte do estado.

Da mesma forma, Santa Catarina terá chuva constante no oeste, sul e leste do estado, incluindo a capital Florianópolis e outras cidades litorâneas. 

Já no Paraná, o sul do estado enfrentará tempo nublado com precipitações, enquanto as demais áreas terão variação de nuvens com períodos de sol.

Região Sudeste
O litoral paulista deve registrar chuvas ao longo do dia, enquanto o interior do estado terá tempo nublado com possibilidade de pancadas isoladas. 

No Rio de Janeiro, a previsão é de chuva fraca a moderada, especialmente nas áreas costeiras. Já Minas Gerais e Espírito Santo terão tempo estável com alguma nebulosidade.

Região Centro-Oeste
A previsão indica tempo firme na maior parte do Centro-Oeste, com poucas nuvens e temperaturas elevadas. O clima continua bastante seco, com umidade relativa do ar abaixo dos 30%.

No Mato Grosso do Sul, há chances de pancadas de chuva no sul do estado, que podem ajudar a aliviar um pouco o clima da região.

Região Nordeste
No Nordeste, o tempo será variado. No litoral, incluindo a Bahia e Pernambuco, há previsão de chuvas esparsas, apresentando uma pausa após dias de temporais na costa da região, causadas pela atuação da ZCIT.

Ao mesmo tempo, o interior do estado terá tempo seco e temperaturas altas, no Matopiba a situação continua a mesma, sem chuvas e bastante quente, podendo prejudicar o desenvolvimento de algumas culturas.

Região Norte
 
A Região Norte continua com previsão de chuvas frequentes, especialmente no Amazonas, Pará e Roraima, devido à alta umidade e calor típicos da região. A faixa mais ao norte da região é onde as chuvas agem com mais força, assim como tem sido durante todo o mês.

redação com informações do Inmet | Agrofy News

Fonte: Agrofy News