Operação desmantela esquema de venda ilegal de cetamina

Publicado no dia 10/06/2024 às 16h23min
Frascos de cetamina já estavam prontos para serem comercializados ilegalmente

Foto: Mapa

Na última sexta-feira (7), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a 5ª Delegacia da Polícia Civil do Distrito Federal, realizou a LXIII Operação Ronda Agro, desmantelando um esquema ilegal em um pet shop e clínica veterinária. No local, foram apreendidos mais de 10 frascos de produtos veterinários à base de cetamina, substância que estava sendo desviada para uso como droga recreativa. As informações foram divulgadas pelo Mapa. 

Durante a operação, verificou-se que alguns frascos de cetamina já estavam prontos para serem comercializados ilegalmente. Além disso, o estabelecimento não possuía registro no Mapa e estava vendendo outros produtos veterinários de forma irregular. O responsável técnico pela clínica, um médico veterinário, foi preso em flagrante e identificado como o líder do esquema de aquisição e distribuição ilícita dos produtos.

O Mapa adotou medidas administrativas rigorosas, incluindo a interdição do estabelecimento, autuação e apreensão dos produtos. Este caso ressalta a importância das regulamentações para a comercialização de substâncias sujeitas a controle especial, estabelecidas pela Instrução Normativa SDA n° 35/2017, que define procedimentos para fabricação, armazenamento, manipulação, distribuição, importação e exportação desses produtos.

Todo estabelecimento que lida com produtos veterinários controlados deve ser registrado no Mapa. Os médicos veterinários que prescrevem ou utilizam esses produtos também devem estar cadastrados no Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro). A comercialização só pode ocorrer com retenção da notificação do médico veterinário e o controle de estoque deve ser rigorosamente documentado e relatado semestralmente ao Mapa.

A cetamina, usada como anestésico injetável na medicina veterinária, tem sido desviada para uso recreativo devido aos seus efeitos psicoativos. Estudos científicos demonstram que a cetamina pode induzir dependência e causar danos comportamentais e psicoativos aos usuários, comparáveis aos efeitos de outras drogas como cocaína e anfetamina.

AGROLINK - Aline Merladete
COMPARTILHE: 

Fonte: Agrolink