Chuvas voltam ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira

Publicado no dia 05/06/2024 às 15h31min
Chegada de massa de ar quente pelo noroeste do estado deve afetar as condições climáticas da região

Nesta quarta-feira (5), volta a chover no Rio Grande do Sul. As novas instabilidades são causadas pela chegada de uma massa de ar quente que ingressa pelo noroeste do estado gaúcho, segundo previsão do MetSul.

Este ar quente, que chega pelo nordeste argentino, vai causar a formação de muito nebulosidade durante o dia de hoje, principalmente no sul e leste do estado. A chuva também deve se concentrar nessas regiões, enquanto o restante do Rio Grande do Sul pode ter sol o dia todo.

A maior parte das chuvas está prevista para o sul do estado, mas é possível que chova também em pontos mais ao norte e leste do território gaúcho, como na região da Lagoa dos Patos e no litoral.

Em Porto Alegre, a previsão é de sol durante quase todo o dia, com alguns períodos de nebulosidade e de céu nublado. Mas não é descartada a possibilidade de chuvas durante a tarde.

A previsão, porém, não é de grandes volumes de chuva, apenas instabilidades pontuais, rápidas, com baixo volume acumulado e que não devem ter força suficiente para afetar os níveis dos rios.

Mesmo assim, as instabilidades podem causar tempestades isoladas, com queda de granizo, trovoadas e chuvas fortes. Segundo a previsão, a chance é baixa mas pode ocorrer. Caso aconteça, deve ser muito pontual e passageira.

Próximos dias
Esta massa de ar quente avança pelo estado e toma conta de toda a região durante os próximos dias. Porém, na quinta-feira (6) ainda há risco de instabilidades em pontos do sul do estado.

É esperado que o avanço desta massa de ar quente cause uma longa sequência de dias de sol e nuvens, sem instabilidades e com calor - temperaturas bem acima da média para esta época do ano.

redação com informações do Inmet e MetSul | Agrofy News

Fonte: Agrofy News