Preço médio do frete fechou a R$ 6,17

Publicado no dia 23/05/2024 às 15h56min
"A projeção para os próximos dias é de um impacto de alta no preço médio do frete"

O preço médio do frete por quilômetro rodado em abril, conforme o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), foi de R$ 6,17, apresentando uma queda de 0,5% em relação a março. Esta redução é atribuída às quedas nas últimas safras, com a produção de soja estimada 5,2% menor e a de milho com queda estimada de 15,9%, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Apesar disso, o preço médio nacional do litro do diesel, que é uma parcela significativa do custo do frete, se manteve estável. Segundo o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), em abril o diesel comum foi vendido a uma média de R$ 5,99, representando um aumento de 0,5% em relação a março. O diesel S-10 teve um aumento de 0,3%, alcançando uma média de R$ 6,09 em abril.

“A projeção para os próximos dias é de um impacto de alta no preço médio do frete por quilômetro rodado, como reflexo das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul desde abril, que podem gerar perda parcial da safra do arroz do Estado - uma vez que 80% da colheita já havia sido feita , segundo a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) – e problemas logísticos que podem dificultar o escoamento da produção, por conta de impactos na infraestrutura rodoviária. Além de ser o maior produtor de arroz, o Rio Grande do Sul também desempenha um papel importante na produção de trigo, milho, soja e de suínos e aves, que também foram afetados com as chuvas. Isso significa uma redução de 50% no volume de frete, considerando as rotas de escoamento de cargas ligadas ao Estado, como a BR-290, BR-116 e BR-118”, indica.

O IFR é um índice que acompanha o preço médio do frete e sua composição, baseado em 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio gerenciadas pela Edenred Repom. A Edenred Repom, parte da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, possui 30 anos de experiência especializada na gestão e pagamento de despesas para o transporte rodoviário de carga. 

AGROLINK - Leonardo Gottems

Fonte: Agrolink

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