Abramilho pleiteia "Ferrovia do Milho" entre Santa Catarina e Centro Oeste

Publicado no dia 15/05/2024 às 16h05min
Ofício foi enviado ao Ministério da Agricultura e Pecuária pedindo apoio para construção

A necessidade da construção da chamada “Ferrovia do Milho” que vai beneficiar o agro de Santa Catarina chegou ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo e vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Enori Barbieri, assinou o ofício ontem (dia 14) endereçado ao Mapa solicitando apoio para a construção da ferrovia para Santa Catarina.

De acordo com a entidade, a nutrição do plantel local demanda cerca de 6 a 7 milhões de toneladas de milho por ano, mas a produção local não supre a necessidade, resultando em despesas significativas com transporte rodoviário com a suplementação vinda do Centro-Oeste, Paraguai e Argentina.

A construção da ferrovia é vista como a solução para esse desafio, buscando ligar o oeste catarinense ao centro-oeste brasileiro. Hoje, as agroindústrias desembolsam entre 6 e 7 bilhões de reais todos os anos com frete para buscar este milho.

O documento indica que, com o estudo de viabilidade já concluído, o Governo Federal deve licitar/leiloar o trecho em 2024, e investidores e organizações já demonstraram interesse em participar desse empreendimento.

Ofício
O ofício reforça a importância do meio de transporte para a região, onde o agronegócio responde por 31% do PIB estadual e 70% das exportações.

A cadeia ainda gera 60.000 empregos diretos e 480.000 indiretos, sendo fundamental para a economia de centenas de municípios catarinenses, segundo nota da Abramilho.

Crescimento
Santa Catarina tem 763 km de ferrovias em atividade, o que representa 4,4% da malha do país.


O transporte de cargas nas ferrovias que cortam o estado catarinense cresceu 5,18% em 2023. No total foram 6,7 milhões de toneladas que foram movimentadas, cerca de 330 mil toneladas a mais do que em 2022.

As informações sã da Gerência de Ferrovias, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) junto às empresas concessionárias que atuam na malha ferroviária catarinense.

O crescimento da safra de grãos em 2023 foi um dos fatores que contribuíram para o dado positivo do setor. Foram 3,5 milhões de toneladas de grãos.

A lista do que é transportado pelas ferrovias segue com 2,5 milhões de toneladas de carvão mineral, 546 mil toneladas de cargas conteinerizadas, 151 mil toneladas de combustíveis e 24 mil toneladas de fertilizantes.

Pela Rumo Logística foram transportadas 3,6 milhões de toneladas e pela Ferrovia Tereza Cristina foram 3,1 milhões de toneladas.

redação com informações da Abramilho | Agrofy News

Fonte: Agrofy News

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