Criador de suínos revela drama diante de inundação: "porcos saíram à própria sorte"

Publicado no dia 13/05/2024 às 15h58min
Tragédia já causou R$ 1,2 bilhão em prejuízos no agro gaúcho

A cada dia uma nova história emocionante revela histórias de produtores rurais que foram impactados com a tragédia do Rio Grande do Sul.

Neste final de semana, o produtor de suínos Marcos Lohmann mostrou seu drama ao se deparar com a inundação que atingiu a cidade de Roca Sales, no interior do estado.

Na hora do desespero, sem ter condição de salvar sua criação, ele afirmou ter tomado uma decisão que cabia na hora.

"Uma parte morreu, foi enterrada, e uma parte se espalhou por tudo. Porque nós abrimos os chiqueiros para os porcos saírem, a própria sorte. Não tinha o que fazer, ver os animais morrendo, se afogando, e você não tinha o que fazer", disse Lohmann em entrevista ao Globo Rural.

"Anos de trabalho foi tudo embora", explicou.

Apenas 130 dos 400 animais foram resgatados.

 


Prejuízos no agro
O levantamento mais recente feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que o pior desastre climático da história do Rio Grande do Sul já causou R$ 1,2 bilhão em prejuízos na agropecuária.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) elabora uma série de medidas para ajudar os produtores gaúchos.


Além da suspensão imediata das parcelas vincendas do crédito rural gaúcho e de um novo programa de renegociação de dívidas que já estão sendo elaborados, o Mapa está trabalhando em uma proposta extraordinária para o Programa de Subvenção do Seguro Rural (PSR) que atenda especificamente aos produtores do Rio Grande do Sul.

Outra proposta que está sendo estruturada é a de um Fundo Garantidor de Operação de Crédito Rural, para que os produtores continuem tendo acesso às linhas de crédito para a reconstrução e retomada de suas atividades agrícolas. Também está sendo tratada, junto ao Ministério da Fazenda, a possibilidade da operacionalização de linhas de créditos por parte das cooperativas financeiras.

 Visando dar mais agilidade ao processo de reconstrução, a equipe técnica de 15 engenheiros do Mapa foi disponibilizada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) para atuar na avaliação dos projetos.

Por redação | Agrofy News

Fonte: Agrofy News

Populares

ÚLTIMAS

STF suspende lei sobre penas para invasores de terras

20 de setembro de 2024 às 16:04:45

IGC prevê produção e demanda recorde de grãos

20 de setembro de 2024 às 15:57:03

Banco analisa mercado de fertilizantes: Confira

20 de setembro de 2024 às 15:53:09

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br