Arroz acumula alta de 4,7% do mês de abril

Publicado no dia 24/04/2024 às 15h29min
Após queda de 22% entre as médias de janeiro e março, cotação ensaia recuperação

redação com informações do Cepea | Agrofy News

A cotação do arroz em casca, comercializado no Rio Grande do Sul, aumentou cerca de 4,7% no acumulado parcial do mês de abril, segundo indicador do Cepea. 

De acordo com relatório divulgado pelo Centro, esse aumento se dá pela maior demanda e presença de compradores e agentes de mercado nas negociações pelo cereal, sustentando a liquidez e mantendo a alta nas cotações.

Ainda segundo o Cepea, as indústrias estão buscando renovar seus estoques durante o avanço da colheita no estado gaúcho, inclusive buscando produtos de regiões mais distantes de suas unidades.

Por conta disso, o mercado do arroz está bastante aquecido e os preços da matéria-prima no estado se mantêm constantes.

Cotação do arroz hoje
Na cotação média parcial do mês de abril, até ontem (23), o crescimento foi de 4,68%. Os preços iniciaram o mês em R$ 99,13 por saca de 50 kg, e até o momento estão em R$ 103,77 por saca de 50 kg.

A tendência é que a cotação continue alta, visto que a colheita acaba de passar dos 70%, segundo dados da Conab. 


Algumas regiões enfrentaram muitos desafios climáticos, como o Sul, e estão bem atrasadas nas operações, enquanto outras já estão mais avançadas nos processos.

Em comparação ao ano passado, estão atrasados na colheita os estados do Rio Grande do Sul, Tocantins (atraso muito significativo), Goiás, e Santa Catarina. 

Porém, as melhores condições climáticas previstas para as próximas semanas devem favorecer para reverter esse cenário de atraso em breve.

Fonte: Agrofy News