Plantio antecipado de cevada marca mudança no Paraná
Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada
Foto: Canva
As primeiras áreas de cevada já estão semeadas no Paraná para este ciclo, representando uma mudança para a cultura no estado. Os Campos Gerais ganham destaque, antecipando o plantio em comparação com a região de Guarapuava, tradicionalmente líder na produção.
De acordo com o Boletim de Conjuntura Agropecuária da semana de 12 a 18 de abril, preparado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o plantio precoce de cevada no Paraná para o ciclo atual é um ponto de destaque.
Tradicionalmente, Guarapuava era a maior produtora de cevada, começando o plantio em maio. No entanto, os Campos Gerais assumem a liderança em 2024, com um plantio antecipado em abril.
Até 2023, uma cooperativa em Guarapuava centralizava o processamento do cereal. A região administrativa da SEAB sediada nesse município concentrava 48% da produção estadual, estimada em 278 mil toneladas no ano passado. Enquanto isso, o Núcleo Regional de Ponta Grossa respondia por 39% desse volume.
Para 2024, apesar da projeção de uma redução de 16% na área destinada à cultura no Paraná, com uma diminuição expressiva de 40% no Núcleo Regional de Guarapuava, o Núcleo Regional de Ponta Grossa deve observar um aumento de 10% em sua área, principalmente devido à abertura de uma maltaria na região.
Com isso, 48% da área de cevada paranaense fica próxima a Ponta Grossa, com aproximadamente 35 mil hectares semeados, enquanto o Núcleo Regional de Guarapuava passa a responder por 35% da área, com 26 mil hectares.
AGROLINK - Seane Lennon
COMPARTILHE