Fim de semana terá chuva e ventos fortes de Norte a Sul do Brasil: veja onde
Em alguns estados, as precipitações vão durar até a semana que vem
A chuva não dará trégua no Brasil no fim de semana dos dias 13 (sábado) e 14 (domingo) de abril. Em alguns estados do país, as precipitações vão durar até a semana que vem.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo (laranja) e perigo potencial (amarelo) para a chuva para diversos estados.
Áreas do Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Goiás estão sob alerta laranja para chuvas intensas válido até amanhã (dia 13).
O volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 100 km/h.
Além destes locais, áreas do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco também está em alerta de perigo para chuva e ventos fortes.
Frente fria na Região Sul
O fim de semana será de muita instabilidade diante da passagem de uma frente fria na Região Sul.
A previsão do Inmet é de chuvas intensas, de amanhã (dia 13) até terça-feira (dia 16), em áreas do Paraná, Santa Catarina e em todo o Rio Grande do Sul. Os três estados estão sob alerta de perigo potencial.
O volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 60 km/h.
Além da Região Sul, o Inmet emitiu alerta amarelo para chuvas intensas, que podem chegar a 50 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 60 km/h, para áreas do:
Amazonas,
Roraima,
Pará,
Piauí,
Ceará,
Rio Grande do Norte,
Paraíba,
Pernambuco,
Bahia,
Minas Gerais,
Goiás,
São Paulo,
Mato Grosso do Sul,
Mato Grosso,
Rondônia e
em todo o Acre, Amapá, Maranhão, Tocantins e Distrito Federal.
E a próxima semana?
Na semana, entre os dias 16 e 24 de abril, o período, segundo o Inmet, poderá apresentar volumes de chuva maiores que 70,0 mm na parte central e norte do país.
??
Na Região Norte, são previstos acumulados maiores que 70,0 mm em grande parte da região, exceto no norte de Roraima, leste do Acre e do Tocantins, com volumes inferiores a 50 mm.
Na Região Nordeste, a previsão é de chuvas em forma de pancadas que podem superar os 70,0 mm no Maranhão, Piauí, norte do Ceará e Rio Grande do Norte, além da parte sul da Bahia. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuvas.
Centro-Oeste, Sudeste e Sul
Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são previstas pancadas de chuvas localmente fortes e que podem superar os 70,0 mm no norte das duas regiões. Nas demais áreas, a previsão é de volumes inferiores a 50 mm.
Na Região Sul, a previsão é de chuvas maiores que 50,0 mm no Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina.
No restante da região, a previsão é de volumes menores, especialmente no noroeste do Paraná, onde os acumulados podem ficar abaixo de 20 mm.
redação com informações do Inmet | Agrofy News