Preços dos fertilizantes aumentam 1,5% na média em março

Publicado no dia 11/04/2024 às 16h50min
Ainda assim, índice aponta cenário favorável para agricultor investir em adubos

Os preços dos fertilizantes tiveram um aumento médio de 1,5% em março, segundo levantamento realizado pela Mosaic mensalmente.

Ainda assim, a relação de troca na média ponderada estaria favorável ao agricultor em relação a algumas das principais commodities agrícolas

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), como é conhecido, alcançou 1,02 em março. O resultado significa alta de 5% no índice em comparação com o mesmo período do ano anterior e um aumento de 1% em relação ao mês anterior.

Segundo informações da Mosaic, o indicador sinaliza que a relação de troca dos principais produtos agrícolas permanece favorável, demonstrando a resiliência e adaptabilidade do setor.

O MOP subiu cerca de 6%, atrelado à forte demanda de mercado, o Super Simples (SSP) registrou alta de 1,5%, o MAP teve aumento de 1% e a úreia, por sua vez, teve queda significativa, de quase 5%.

Saiba mais

Agricultores mineiros terão fertilizantes de graça em 146 cidades
Principais commodities
Já quanto às commodities, a soja apresentou recuperação, com alta de 2%, em resposta às projeções de redução na produção brasileira, conforme relatado tanto pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) quanto pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

O milho registrou a maior queda, com uma diminuição de cerca de 3%, impulsionada pelo aumento da área plantada na safrinha, o que gerou perspectivas mais otimistas para a produção.

Adicionalmente, os sólidos números de safra na Argentina influenciaram essa pressão nos preços, embora as intensas chuvas no país tenham posteriormente limitado as expectativas positivas.

Também foi observada uma diminuição de 1% no algodão e de 2% na cana-de-açúcar.

O câmbio permaneceu estável em relação ao mês anterior, refletindo uma reação mais positiva em meio a um cenário global de menor risco, apesar da continuidade dos conflitos geopolíticos. Como resultado, houve uma leve variação do dólar para baixo, mantendo-se praticamente estável.

Os investidores continuam atentos ao encerramento do plantio da safrinha no Brasil e às divulgações do USDA sobre os planos de plantio nos Estados Unidos, que já estão influenciando o mercado com previsões de uma safra de soja maior, em comparação com o ano anterior, e uma safra de milho menor.

Como é calculado o IPCF?
O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas.

A metodologia consiste na comparação em relação à base de 2017, indicando que quanto menor a relação mais favorável o índice e melhor a relação de troca.

O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão. 

redação com informações da assessoria de imprensa | Agrofy News

??

Fonte: Agrofy News

Populares

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br