Excesso de chuva prejudica colheita no Rio Grande do Sul
Precipitações frequentes continuam, com chances de tempestades isoladas, segundo previsão do tempo
Redação com informações do MetSul e Inmet | Agrofy News
O Rio Grande do Sul tem sofrido muito com as chuvas desde o início de abril. Nos primeiros 10 dias do mês, choveu o que era esperado para o período todo, segundo informações do MetSul. Na maior parte do estado, o acumulado ficou entre 50 mm e 100 mm, com locais específicos passando dos 100 mm.
Com essa quantidade de chuvas somente no começo do mês, abril deve, inevitavelmente, terminar com recordes de acumulados de precipitação para o período em algumas regiões. Ainda de acordo com o MetSul, esse fato não surpreende por conta do El Niño, ainda presente no Pacífico Equatorial Central.
O padrão de chuvas recorrentes e sem períodos longos de tempo seco e estável, preocupam os produtores gaúchos. Com esse clima, a colheita da safra se torna muito mais difícil por conta da instabilidade. As próximas semanas ainda projetam bastante chuva, mesmo que localizada e irregular em quantidades, mas isso deve continuar a atrapalhar o agricultor do Rio Grande do Sul.
Previsão do tempo
No curto prazo, a tendência é de mais chuva no estado gaúcho. Até quinta-feira, a região terá grandes períodos de nebulosidade e chuva isolada e pontual. Já entre o fim deste semana e o começo da próxima, as precipitações devem aumentar, tanto na área atingida, quanto em volume pluviométrico.
Já em Santa Catarina e no Paraná, áreas de alta pressão no litoral devem afetar o clima do estado, trazendo chuvas fortes e até possíveis tempestades. No Mato Grosso do Sul, chove apenas na fronteira com Mato Grosso, após chuvas fortes de ontem.