Pecuária brasileira estabelece relacionamento único com especialistas dos EUA

Publicado no dia 05/04/2024 às 15h53min
Alguns dizem que ele, sozinho, mudou a indústria brasileira de carne bovina.

Alguns dizem que ele, sozinho, mudou a indústria brasileira de carne bovina. Outros dizem que ele mudou suas vidas. Não importa como você olhe, o Professor Zequinha é um divisor de águas. Embora ele nunca tenha admitido isso, é por causa de sua liderança e orientação que centenas de estudantes da Universidade Estadual de São Paulo passaram a encontrar seu lugar único nas indústrias de carne bovina e de laticínios, encontrando maneiras de produzir mais carne e leite para alimentar a população mundial em crescimento. 

Estabelecendo um modelo único

Em 1993, o Dr. José Luiz Moraes Vasconcelos, carinhosamente conhecido como Zequinha, e um grupo de seus alunos formaram uma empresa de consultoria agrícola chamada Conapec Junior para proporcionar aos alunos da Universidade Estadual Paulista de Botucatu, UNESP, mais experiências práticas de aprendizado. 

A Conapec Junior atua como um braço de extensão no Brasil, semelhante à Extensão nos Estados Unidos, com o objetivo de fornecer educação e recursos adicionais para produtores de gado de corte e leite. Ao longo do caminho, experiências transformadoras ocorrem para seus alunos, lançando-os em futuros além de sua imaginação mais selvagem. 

“A Conapec Junior começou como uma forma de ajudar os alunos a ter uma exposição real ao trabalho em uma fazenda”, diz Zequinha, professor aposentado do Estado de São Paulo. “Então, evoluiu para muito mais.”

zequinha
José Luiz Moraes Vasconcelos ajudou a revolucionar a indústria pecuária no Brasil através de seu trabalho na UNESP Universidade Estadual Paulista. Fotos da Texas AgriLife Research.

Zequinha ingressou no corpo docente do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual Paulista em 1989 e é autor ou coautor de 108 artigos em periódicos sobre produção de gado de corte e leite. Sua pesquisa desenvolveu estratégias para melhorar a fertilidade em bovinos de corte e leite com o uso de biotecnologias como inseminação artificial e transferência de embriões. 

Além de seu extenso programa de pesquisa, o impacto de Zequinha é mais reconhecido por meio da conferência anual que ele e seus alunos da Conapec Junior organizam todos os anos (exceto 2020 e 2021 devido ao COVID-19) desde a formação da Conapec Junior. Esta conferência – Novos Enfoques sobre Produção e Reprodução Bovina – é uma das maiores conferências sobre gado de corte e leite do mundo, projetada para apresentar as mais recentes tecnologias em nutrição, saúde e reprodução bovina, com um recorde de 2.200 produtores, veterinários, nutricionistas, profissionais da indústria e estudantes presentes em 2024. 

A participação teve que ser limitada na conferência recorde deste ano, em março.

As sessões são traduzidas simultaneamente e trazem diversos palestrantes, incluindo cientistas de 11 universidades ou instituições de pesquisa dos Estados Unidos e de outros lugares. Mais de 100 cientistas convidados apresentaram os resultados de suas pesquisas para melhorar a produção de gado de corte e leite. A conferência de 2024 incluiu especialistas da Michigan State University, University of Florida, University of Wisconsin, Iowa State University, Cornell University, University of British Columbia, Texas A&M University, University of Illinois, Kansas State University, Virginia Tech University e South Dakota State University.

O evento de 2024 adicionou um toque único, já que a Texas A&M AgriLife Research liderou a organização desta conferência pela primeira vez. Reinaldo Fernandes Cooke, professor dotado de Burkhart para pesquisa em gado de corte no Departamento de Ciências Animais da Texas A&M University, liderou os esforços para organizar este evento. Ex-aluno de Zequinha, Cooke diz que a oportunidade de ser parceiro dele nesta conferência significa muito para ele. 

“Zequinha foi meu orientador de graduação e ainda atua como mentor. Estou feliz em ajudar a continuar seu legado. Sua influência sobre as indústrias brasileiras de laticínios e carne bovina é única e expõe seus pupilos a oportunidades únicas, incluindo reuniões com funcionários-chave da indústria durante a conferência e trabalho direto com cientistas internacionais durante e após a conferência”, diz Cooke. 

Promover a segurança alimentar em todo o mundo
Cooke diz que isso se relaciona bem com sua função na Texas A&M AgriLife Research, onde está focado no desenvolvimento de programas acadêmicos internacionais, incluindo esforços de pesquisa e atividades educacionais.  

“O Brasil tem a maior população de gado comercial do mundo; portanto, quaisquer avanços na indústria brasileira de carne bovina contribuirão para a produção de carne bovina/láctea e para a segurança alimentar em todo o mundo”, diz Cooke. 

Por mais de 20 anos, G. Cliff Lamb, diretor da Texas A&M AgriLife Research, participou e apresentou nesta conferência. Com as muitas exigências na sua agenda, ele observa que esta continua a ser uma prioridade por vários motivos. 


Cliff Lamb apresentou-se em mais de 20 conferências organizadas pela Conapec Junior. Foto da Texas AgriLife Research.

“Esta conferência sem dúvida tem um grande impacto no manejo do gado de corte e leite no Brasil e em outras partes do mundo”, diz Lamb. “É evidente que as conquistas de Zequinha refletem um programa de extensão de referência que deve servir de modelo para instituições e profissionais de extensão no Brasil e nos EUA”

Palestrantes apresentam informações relevantes que podem ser adotadas imediatamente pelos produtores de todo o Brasil. 

“É encorajador saber que a ciência em que trabalhamos será adotada. Ao longo dos anos, tenho visto uma adoção significativa das descobertas científicas que fizemos”, diz Lamb.

Mas não há dúvida de que os palestrantes levam muito consigo para seus programas e instituições de pesquisa.

“Cada vez que volto aprendo mais sobre as mudanças na pecuária brasileira”, diz Lamb. “Tenho testemunhado a adoção de tecnologia a um ritmo acelerado, mas parece haver uma fome de novos conhecimentos e tecnologias que queiram adotar. Saio com a sensação de que o trabalho que fazemos é reconhecido e valorizado.”

Construindo líderes da indústria

Além de trazer novas tecnologias, a conferência se tornou um foco de networking entre profissionais, produtores, estudantes e cientistas do Brasil e de instituições internacionais. Desde janeiro de 2000, quando os primeiros alunos de Zequinha chegaram à Universidade de Wisconsin, mais de 100 estudantes se matricularam em universidades norte-americanas como estudantes de pós-graduação ou estagiários de pesquisa. Pelo menos 10 desses estudantes tornaram-se membros do corpo docente de universidades nos Estados Unidos. 

Mais de 100 desses estudantes estão agora trabalhando no Brasil na produção de alimentos para animais, seja no setor privado ou estabeleceram suas próprias empresas de consultoria para prestar serviços em manejo de gado. Três desses alunos formaram a consultoria Lageado, maior fornecedora de serviços de IATF do Brasil, com mais de 25 funcionários inseminando mais de 250 mil vacas com IATF por ano. 

Talvez o que torne esta conferência tão especial sejam as oportunidades de networking que ela oferece para conexões duradouras e oportunidades de emprego entre estudantes, palestrantes, líderes da indústria e produtores de carne bovina e láctea. 


Alunos e palestrantes na conferência de 2024. 

“A conferência é co-organizada por estudantes. Trabalhar para aumentar as oportunidades para esses estudantes que mais tarde se tornarão líderes globais é uma motivação para mim”, diz Lamb. “Na verdade, meu programa de pesquisa se beneficiou do treinamento de muitos dos alunos que trabalharam no programa. Aqueles que treinei concluíram a pós-graduação em meu programa e se tornaram líderes.”

Uma verdadeira virada de jogo

A conferência é hoje considerada a principal conferência para pessoas que adotam tecnologia na operação de gado no Brasil, destaca Lamb. Na verdade, Zequinha prevê que mais de 75% da adoção de tecnologias reprodutivas tenha sido adotada por veterinários ou produtores que participaram de pelo menos uma dessas conferências.

Zequinha diz que seu objetivo ao organizar uma conferência dessa magnitude é simples: ele quer que seus alunos percebam que podem fazê-lo. Ele quer ajudá-los a aumentar sua confiança e a se orgulhar do que realizaram. No final das contas, ele espera que a conferência possa deixar os alunos, palestrantes e participantes felizes.

“Ele tem paixão pelo sucesso da futura geração de cientistas. Ele iniciou a conferência reconhecendo uma lacuna no conhecimento e apresentando um conceito para levar conhecimento a uma grande parcela da população brasileira que adotaria novas tecnologias”, diz Lamb. 

Zequinha teve um impacto significativo em todo o mundo, acrescenta Lamb. Ao criar oportunidades para seus mentorados estudarem em todo o mundo, ele os posicionou para se tornarem líderes globais.  


Reinaldo Cooke dá as boas-vindas aos participantes da conferência.

Essa é a história de Cooke. Por causa do impacto de Zequinha e das oportunidades que ele proporcionou, Cooke foi para a Universidade da Flórida para fazer seu doutorado. com John Arthington. Ele conheceu Lamb na conferência de 2003 e Lamb mais tarde fez seu doutorado. comitê. Hoje, Lamb, Cooke e colegas estão trabalhando juntos para alimentar esta abordagem única à educação nos próximos anos.

“Planejamos continuar esta função em parceria na conferência no longo prazo”, explica Cooke. “Esta é a conferência pecuária mais importante e influente de toda a América do Sul, que está diretamente alinhada com o objetivo da Texas A&M AgriLife Research de expandir os esforços educacionais através das fronteiras.”

 

As informações são do Dairy Herd, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.

Fonte: Agrolink

Populares

ÚLTIMAS

STF suspende lei sobre penas para invasores de terras

20 de setembro de 2024 às 16:04:45

IGC prevê produção e demanda recorde de grãos

20 de setembro de 2024 às 15:57:03

Banco analisa mercado de fertilizantes: Confira

20 de setembro de 2024 às 15:53:09

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br