MG: deputados manifestam apoio a produtores de leite

Publicado no dia 20/03/2024 às 11h20min
A revolta dos produtores de leite mineiros com o crescimento da importação do produto no Brasil foi o principal tema comentado pelos parlamentares durante a Reunião Ordinária de Plenário desta terça-feira (19/3/24)

A revolta dos produtores de leite mineiros com o crescimento da importação do produto no Brasil foi o principal tema comentado pelos parlamentares durante a Reunião Ordinária de Plenário desta terça-feira (19/3/24), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). 

Os deputados João Júnior (PMN) e Antonio Carlos Arantes (PL) subiram à tribuna do Plenário para declarar apoio aos 7 mil produtores que se reuniram no evento “Minas grita pelo leite”, realizado no dia anterior no Expominas, em Belo Horizonte.

O deputado João Júnior parabenizou o governador Romeu Zema pela decisão de retirar benefício fiscal para as empresas de laticínios que importarem leite de outros países. Por outro lado, ele criticou a política do governo federal para o setor, cobrando mais apoio aos produtores internos.

A mesma cobrança foi feita pelo deputado Antonio Carlos Arantes, para quem o Ministério da Agricultura e todo o governo federal estão passivos diante da asfixia econômica sofrida pelos produtores de leite. "Alguns pequenos produtores estão vendendo seu leite a R$ 1,50 ou R$ 1,60. O (vice-presidente Geraldo) Alckmin falou que o preço do leite ainda é vantajoso. Senhor vice-presidente, o senhor não sabe o que está falando", afirmou Antonio Carlos Arantes.

O evento realizado no Expominas foi classificado como histórico pelo deputado. "Eram esperadas 3 mil pessoas, mas participaram 7 mil. O grito do produtor foi muito forte e esperamos que ele tenha ecoado em Brasília. O produtor vai aceitando, mas chega um momento em que ele tem que gritar", avaliou o parlamentar.

Antonio Carlos Arantes ressaltou ainda que os problemas em vários setores agropecuários também prejudicam os consumidores. "Há grandes transportadoras deixando caminhões parados no pátio e uma fabricante de tratores concedeu férias coletivas, algo que só costuma acontecer em dezembro. O consumidor é quem está pagando, principalmente os mais pobres, com o aumento do valor da cesta básica", lamentou.

As informações são da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, adaptadas pela equipe MilkPoint.

Fonte: MilkPoint

Populares

ÚLTIMAS

Cotações - Boi gordo

19 de setembro de 2024 às 11:46:15

Cotações - Boi gordo (Boi China)

19 de setembro de 2024 às 11:43:49

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br