Reintegração de posse é realizada no Contorno Leste em Cuiabá

Publicado no dia 11/03/2024 às 16h34min
Região já foi palco de diversos conflitos de terra e também por ações policiais.

Famílias no local disseram que não têm para onde ir — Foto: TV Centro América

A Justiça determinou que seja cumprida a retirada de famílias que vivem no residencial do Brasil 21, uma área no Contorno Leste, na capital, nesta segunda-feira (11). A decisão é da juíza Adriana Sant’Anna Coningham, da 2ª Vara Cível Especializada em Direito Agrário de Cuiabá.

Conforme relatos dos moradores, o local foi ocupado há cerca de um ano e meio, e mais de 900 famílias vivem no residencial, entre estrangeiros e brasileiros. Famílias protestam, nesta manhã, com faixas e cartazes, para que não sejam retiradas das casas. (assista abaixo).

VIDEO:


“TEM MUITA FAMÍLIA QUE NÃO TEM MORADIA FIXA. NÓS NÃO TEMOS PARA ONDE IR, E DISSERAM QUE IAM COLOCAR A GENTE NUM DEPÓSITO, ENTÃO, NÓS NÃO VAMOS SAIR”, DISSE UM DOS MORADORES DO RESIDENCIAL QUE PROTESTA PARA PERMANECER NO LOCAL.

Decisão

De acordo com a decisão, há a orientação para que a empresa responsável pela retirada realize o transporte das famílias e, se necessário, conceda um local para a guarda dos bens essenciais dessas pessoas.

Ainda conforme o documento, foi determinado o pagamento de um aluguel social para uma mulher que vive no local.

Contorno Leste
O Contorno Leste é uma região que já foi palco de diversos conflitos de terra e também por ações policiais.

A área vem sendo visada depois que a Prefeitura de Cuiabá anunciou a construção de uma rodovia no Distrito Industrial, atravessando 50 bairros e culminando na rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251).

Fonte: O Noroeste