Reino Unido: empresas aumentam os preços do leite ao produtor

Publicado no dia 07/03/2024 às 10h27min
O início de 2024 foi marcado por aumentos constantes no preço do leite no Reino Unido, após um ano de reduções.

O início de 2024 foi marcado por aumentos constantes no preço do leite no Reino Unido, após um ano de reduções.

Arla, Müller, Wyke Farms e Barbers Cheddar Cheese estão entre as empresas que anunciaram aumentos para março ou abril.

Os produtores com contratos da Müller Advantage verão um aumento de 1ppl (1,27 centavos de dólar por litro) para 37,5ppl (47,67 centavos de dólar por litro) a partir de 1º de abril, com o chefe de agricultura da Müller Milk & Ingredients, Richard Collins, afirmando que a estabilidade do mercado deu ao processador a confiança para continuar aumentando seu preço. "Reconhecemos as pressões contínuas para abastecer as fazendas e, com o mercado parecendo estável, continuaremos fazendo o que pudermos para apoiar e proteger a segurança do abastecimento".

A Arla aumentou seu preço do leite para março, tanto para o leite convencional quanto para o orgânico, em 1,0 centavo de euro (1,09 centavos de dólar) por quilo. Isso coloca o preço do Reino Unido em 40,06ppl (50,93 centavos de dólar por litro) para o convencional e 47,38ppl (60,23 centavos de dólar por litro) para o orgânico, respectivamente.

A Organic Herd (antiga Omsco) está adicionando 0,5ppl (0,64 centavos de dólar por litro) ao seu preço do leite a partir de abril, seguindo o mesmo aumento de 0,5ppl implementado em março; tudo isso coloca o preço em 50ppl (63,56 centavos de dólar por litro) em uma base de litro padrão.

As processadoras de queijos Wyke Farms e Barbers também publicaram atualizações positivas de preços para abril, com a Wyke aumentando para 39ppl (49,58 centavos de dólar por litro) por litro (4,2% de gordura, 3,4% de proteína), um aumento de 0,70ppl (0,89 centavos de dólar por litro), e a Barbers anunciando um aumento de 0,52ppl (0,66 centavos de dólar por litro), elevando seu preço padrão do litro para 38,72ppl (49,22 centavos de dólar por litro). Barbers disse que esse é "apenas o segundo aumento já registrado em abril, já que esse mês normalmente registra nosso maior fornecimento de leite por dia no ano". "Um aumento no preço do leite em abril é incomum", destacou a empresa.

Perspectiva positiva após um ano de reduções

A perspectiva para os produtores que fornecem leite continua positiva no início de 2024, à medida que nos aproximamos do fluxo da primavera, com muitos processadores tendo aplicado aumentos de preços para janeiro e fevereiro e agora para março e abril. Isso ocorre após um ano em que os preços do leite ao produtor diminuíram em relação aos recordes de 2022, mas ainda assim desafiaram os produtores que ainda enfrentaram custos elevados de insumos no ano passado. Em janeiro, o preço médio do leite, conforme anunciado pelo Defra, foi de 37,68ppl (47,90 centavos de dólar por litro), uma queda de 0,24ppl (0,31 centavos de dólar por litro) em relação a dezembro de 2023.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Fonte: MilkPoint