Cadeia da carne bovina é tema de fórum na Expodireto Cotrijal

Publicado no dia 06/03/2024 às 15h44min
As possibilidades de expansão da Integração Lavoura Pecuária (ILP) no Rio Grande do Sul e a comunicação como instrumento do crescimento da pecuária no Estado foram os temas principais do 2º Fórum da Carne Bovina

As possibilidades de expansão da Integração Lavoura Pecuária (ILP) no Rio Grande do Sul e a comunicação como instrumento do crescimento da pecuária no Estado foram os temas principais do 2º Fórum da Carne Bovina, promovido na tarde desta terça-feira, 5 de março, na Expodireto Cotrijal. Promovido pelo Instituto Desenvolve Pecuária, juntamente com a Cotrijal e a Cotripal, o debate buscou apresentar as conexões para o mercado futuro da carne, analisando aspectos ligados à tecnologia, mercado e cultura da carne, com destaque para os benefícios da ILP, que combina cultivos agrícolas e criação de gado em um mesmo sistema produtivo.

Luis Felipe Barros, presidente do Instituto Desenvolve Pecuária, destacou que em termos de tamanho de rebanho, o RS é o oitavo em nível de Brasil e em volume de abate ocupa a mesma posição. “Outro dado que chama a atenção é que 53% da carne consumida em nosso Estado vem de fora, o que reforça a necessidade de avaliarmos o mercado, uma vez que ele não está sendo cuidado como deveria”. O engenheiro agrônomo e pesquisador da CCGL e Rede Técnica Cooperativa (RTC) Pedro Albuquerque Nunes falou sobre o papel da pecuária na estabilidade dos sistemas de produção. Para ele, ao adicionar riqueza e complexidade de fluxos aos sistemas agrícolas, a ILP possibilita maior eficiência de utilização dos recursos e estabilidade frente aos desafios ambientais e de mercado. “Para isso, é preciso que esta integração ocorra de forma planejada e o sistema seja bem manejado em todas as suas etapas”, afirmou.

Case de sucesso
Também participou do fórum o gerente do Frigorífico Cotripal, Roberto Calza, que falou sobre o case da cooperativa Programas para Carnes de Qualidade. Calza destacou que a consolidação da marca, a partir de um trabalho rigoroso de garantia de qualidade da carne e do bom relacionamento com os produtores, resultou na fidelização de clientes. O gerente veio acompanhado do produtor rural, agricultor e pecuarista Emerson Peukert Schaedler, sócio proprietário da Fazenda Bela Vista e do Haras Santa Juvita, localizados em Boa Vista do Cadeado. Ele falou sobre o trabalho em sua propriedade, que o levou a se sagrar campeão por dois anos consecutivos da Liga i2X de produtividade de soja em área de ILP e premiado no ano de 2022 pela Associação Brasileira de Angus na modalidade “Produtor Revelação”.

Comunicação eficiente
Finalizando o evento, o professor José Luiz Tejon Megido falou sobre a comunicação como instrumento de crescimento da agropecuária no Brasil. Ele destacou que é preciso fomentar o consumo da carne vermelha, que vem perdendo espaço para o frango, a carne suína e o peixe. “A comunicação sobre as qualidades da carne bovina não está chegando ao grande público – algo está equivocado na estratégia de marketing e é preciso analisar o que está sendo feito e tornar este processo mais eficiente”, ressaltou. O professor Tejon afirmou que o processo de comunicação exige muita persistência e o Brasil não está sabendo utilizar as ferramentas adequadas para levar ao mundo o aspecto extraordinário que a pecuária e o agro possuem. “Conquistar as percepções e focar no que o cliente espera é a chave para uma comunicação eficiente. É preciso, ainda, transformar complexidade em simplicidade e focar sempre em inovação e velocidade”, finalizou.

Compartilhe

Fonte: AgroRevenda