Primeiros quilômetros de ferrovia entregues no MT
"Esses primeiros trilhos simbolizam um novo capítulo na história da infraestrutura nacional", diz executivo
AGROLINK - Leonardo Gottems
Ferrovia estadual está em construção - Foto: Pixabay
A Rumo concluiu, em fevereiro, a construção de cerca de três quilômetros de trilhos na Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio, em Rondonópolis (MT), incluindo terraplanagem, construção de viaduto e estabelecimento dos primeiros quilômetros da linha tronco e de uma linha auxiliar de descarga de insumos. Essa etapa permitirá o recebimento de materiais via modal ferroviário para a construção da nova ferrovia, conectando o sul de Mato Grosso a Cuiabá e ao Médio-Norte, totalizando 743 quilômetros.
A ferrovia integrará o estado à rede ferroviária federal, ao mercado industrial e consumidor de São Paulo, e ao Porto de Santos (SP). A construção utilizou 3.334 dormentes de concreto, 1.745 dormentes de madeira, dois aparelhos de Mudança de Via (AMVs) e 20 barras de trilhos (com 312 metros cada).
“Esses primeiros trilhos simbolizam um novo capítulo na história da infraestrutura nacional. Mesmo sendo uma autorização estadual, a Ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo nasce com a vocação de impactar a economia nacional, ao construir um dos modais logísticos mais eficientes para o estado, que é símbolo do agronegócio. Mato Grosso tem uma indústria próspera e setores do comércio e serviços que podem se beneficiar muito das possibilidades do transporte ferroviário”, analisa Harley Silva, Gerente Executivo de Implantação de Obras Ferroviárias da Rumo.
A construção da ferrovia em Mato Grosso não só trará benefícios econômicos, mas também impactará significativamente a geração de empregos. Segundo a FIEMT, a implementação dos trilhos impulsionará o desenvolvimento nas regiões Sul, capital e Médio-Norte do estado. Durante a fase de implantação, estima-se a criação de 186 mil empregos, sendo 105 mil diretos, 41 mil indiretos e 40 mil induzidos, contribuindo para um ciclo positivo de empregabilidade, impulsionado pelo aumento da renda das famílias locais.
“Essa transformação está em andamento. Somando os profissionais envolvidos na construção do primeiro viaduto ferroviário de Rondonópolis e mais a quantidade de trabalhadores mobilizados nas etapas atuais, já mobilizamos neste primeiro ano mais de 1.200 profissionais”, comenta Tiago Proba, Gerente de Cultura, Atração, Diversidade e Marca Empregadora da Rumo.