Captação de leite da Conaprole cresceu 3% em janeiro e continua firme no início de fevereiro

Publicado no dia 14/02/2024 às 16h21min
As entregas de leite para a principal indústria de lácteos do Uruguai, a Conaprole, totalizaram 113 milhões de litros em janeiro e cresceram 3% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

No ano fiscal encerrado em janeiro, a produção cresceu a uma taxa de 0,5% na cooperativa. Enquanto isso, apesar da intensa onda de calor que vem atingindo o país, nos primeiros cinco dias de fevereiro, a captação de leite pelas plantas da Conaprole cresceram a uma taxa de 4,4% em relação ao ano anterior.

Deve-se ter em mente que fevereiro do ano passado foi um mês de produção muito baixa em termos históricos, como resultado do impacto mais forte causado pela última seca. De acordo com dados do INALE, em fevereiro de 2023, o encaminhamento para a fábrica de todos os setores foi de 121 milhões (-9%) e foi o menor para esse mês em quatro anos.

A chegada das chuvas previstas será fundamental para que os níveis de captação de leite sejam sustentados em um momento em que as primeiras parições de outono começam a ocorrer e em que a umidade é necessária nas fazendas para a semeadura de pastagens verdes, especialmente a aveia.

As informações são do Tardáguila Agromercados, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Fonte: MilkPoint