Atraso de navios no Porto de Santos bate recorde em janeiro, diz boletim
É o maior percentual desde o início da pesquisa, em agosto de 2023, e supera os já críticos índices de 76% em outubro e dezembro, e 81% em novembro
Foto: Ricardo Botelho/MInfra
O índice de atrasos e alterações de escalas no Porto de Santos atingiu 85% em janeiro de 2024, segundo o Boletim Detention Zero (DTZ), elaborado pela ElloX Digital em parceria com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Este é o maior percentual desde o início da pesquisa, em agosto de 2023, e supera os já críticos índices de 76% em outubro e dezembro, e 81% em novembro.
O problema, que se soma aos desafios do comércio internacional, gera adiamentos regulares de embarques e congestionamento nos pátios dos terminais portuários. “Os terminais estão com dificuldades para receber cargas devido a limitações físicas de espaço”, afirma Eduardo Heron, diretor técnico do Cecafé.
Outro problema apontado pelo boletim é o tempo reduzido de abertura de portão nos terminais. Em janeiro, apenas 13% dos embarques tiveram mais de quatro dias de gate aberto. A maioria (54%) teve entre três e quatro dias, e 19% menos de dois dias.
Lucas Moreno, fundador e CEO da ElloX Digital, explica que, embora os terminais estejam alterando o prazo final para entrega de contêineres, a data de abertura do gate permanece estática. “Isso gera um aumento artificial do prazo, pois na prática não há janelas para entrega nesse período”, observa.
Desde o início da parceria, em agosto de 2023, a ElloX recebeu, dos associados do Cecafé, 10 solicitações de cadastro e 44 solicitações de evidências para cobranças indevidas de US$ 56 mil, sendo que, até o momento, aproximadamente US$ 3 mil já foram cancelados.